PMJP dá apoio às vítimas das enchentes ocorridas na Capital

Por - em 23

Garantia de abrigo, alimentação, assistência à saúde, limpeza do rio e recuperação de bens. Foram essas as garantias dadas à população pelos secretários da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) em reunião que aconteceu nesta quinta-feira (20), no Centro Administrativo Municipal (CAM). Participaram da reunião o chefe de Gabinete do prefeito, Alexandre Urquiza, e representantes das Secretarias de Planejamento (Seplan), Habitação (Semhab), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), Infraestrutura (Seinfra), Emlur e Defesa Civil.

A secretária de Planejamento (Seplan), Estelizabel Bezerra, informou que na última terça-feira (18) foi realizada reunião com esses órgãos e secretarias para debater o Plano de Contingência das chuvas. “Já havíamos debatido antes sobre os possíveis problemas. A reunião de hoje foi convocada por causa do grande volume de chuva desta madrugada. Hoje garantimos à população abrigo, alimentação, assistência à saúde, limpeza do rio (que estava com grande quantidade de lixo, no caso da comunidade do Riachinho, no Treze de maio) e recuperação dos bens”, disse.

Estelizabel assegurou ainda que além da comunidade do Riachinho, a mais atingida nesta quinta-feira, outras quatro comunidades também sofreram algum tipo de dano. “Não foram somente essas comunidades que tiveram problemas durante esta madrugada, mas todas aquelas que possam vir a ter problemas terão o auxilio da prefeitura”, garantiu.

Comunidade Riachinho – A secretária de Planejamento informou que algumas das 63 famílias da comunidade Riachinho deverão ser relocadas para uma escola estadual do bairro Treze de Maio. “A Defesa Civil só vai liberar a volta dessas famílias com uma margem de segurança”, explicou Estelizabel.

Ela disse que a Prefeitura tem um projeto para construção de casas para estas famílias através do Programa de Subsídio à Habitação (PSH). “Temos um local em vista, mas ainda precisamos desapropriar. No entanto, a previsão é que ainda no primeiro semestre deste ano essas casas estejam prontas, em local próximo de onde essas pessoas moram e, caso seja necessário, a PMJP garantirá abrigo ou auxilio moradia”, esclareceu. Para entrar em contato com a Defesa Civil basta ligar para 0800-285-9020