PMJP dá posse a 534 agentes e amplia ações na área de Saúde

Por - em 48

Os 534 agentes comunitários de saúde (ACS) tomaram posse na manhã desta quinta-feira (17), durante solenidade ocorrida no ginásio do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria. Na ocasião, o prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho (PSB), ressaltou a importância da contratação dos profissionais para a ampliação das ações no setor da Saúde e lembrou ainda a necessidade do reconhecimento dos direitos dos trabalhadores.

Durante o discurso, o prefeito disse que o concurso é a forma mais justa de selecionar profissionais e ainda humaniza o processo de escolha. “Todo esse pessoal passou pelo processo onde 30 mil pessoas participaram. Foi uma seleção limpa e aberta, tratando todos como gente e não como cabos eleitorais. Foram mais de 15 anos de precarização do trabalhador”, afirmou.

O prefeito lembrou ainda alguns avanços na área de saúde na gestão atual. Entre as ações está a mudança de 62 equipes do Programa Saúde da Família (PSF) para novas instalações mais adequadas a esse tipo de serviço; a construção do novo Hospital de Traumas Municipal (Ortotrauma), além da reabertura do Hospital Humberto da Nóbrega, em Mangabeira, que estava fechado há anos.

Dos 534 agentes comunitários de saúde (ACS) que tomaram posse nesta quinta-feira, 183 são em caráter definitivo, reconhecidos nos processos de seleção de 1994 e de 1998. Os outros 351 foram selecionados no concurso realizado em 2007. Todos passarão por mais uma etapa que é o curso de formação. Uma vez aprovados nessa qualificação, serão efetivados. A capacitação acontece em parceria com a Escola Técnica de Saúde da UFPB a partir do dia 22 deste mês.

A regulamentação do exercício da profissão de ACS no município atende à Lei Federal 11.350. Os agentes contratados contribuirão para a melhoria do serviço e ampliação da cobertura territorial de saúde no município, que atualmente já supera os 80%.