PMJP dá posse aos membros do Conselho Municipal de Juventude

Por - em 51

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), realizou nesta sexta-feira (22) a solenidade de posse dos novos membros que formam o Conselho Municipal de Juventude. O evento aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

O secretário João Corujinha frisou a importância da instituição do Conselho no Município de João Pessoa, a exemplo dos conselhos que já existem no governo federal e estadual. “Isso ajuda a fortalecer as ações voltadas para a Juventude”, ressaltou.

A posse do Conselho é resultado de um processo democrático e participativo de implantação, que teve início em janeiro deste ano, com reuniões entre os representantes da Sejer e outras secretarias municipais. Fizeram parte desse processo as Secretarias de Educação e Cultura (Sedec), Desenvolvimento Social (Sedes), Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp), Transparência Pública (Setransp), Ciência e Tecnologia (Secitec), Saúde (SMS) e a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope).

“É muito importante à formação desse Conselho na construção das Políticas Públicas de Juventude para a cidade de João Pessoa”, afirmou Alexandre Urquiza, chefe de gabinete do prefeito. Ele lembrou ainda que a Conferência Municipal de Juventude será realizada no próximo mês de agosto.

Processo – Uma comissão de trabalho da Prefeitura foi formada para viabilizar a implantação do Conselho. Essa comissão realizou o primeiro encontro no dia 4 de abril, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), com as entidades, organizações e movimentos da sociedade civil. No encontro foi constituída uma comissão pró-conselho, formada por representantes do governo e da sociedade civil, para organizar a plenária de eleição.

Local – O Conselho funcionará na Casa dos Conselhos, localizada na Avenida Dom Pedro I, n° 692, Centro. As primeiras ações do Conselho Municipal de Juventude serão a elaboração do regimento interno e a organização da Semana Municipal da Juventude, em parceria com a PMJP.

Criação – O Conselho Municipal de Juventude foi criado pela Lei nº 11.820, de 11 de dezembro de 2009, que revogou a Lei n° 1.652, de 6 de fevereiro de 2007. Essa Lei foi construída a partir de um processo entre os representantes da sociedade civil e do governo municipal. A implantação desse Conselho é um componente estratégico do fortalecimento da Política de Juventude do município.