PMJP debate previdência na zona rural da Capital, na segunda-feira

Por - em 52

O Governo Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) e em parceria com o Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), promove nesta segunda-feira (16) o I Encontro de Previdência na Zona Rural da Capital. O evento vai reunir agricultores atendidos pelo Projeto Cinturão Verde. No SESC Gravatá, a partir das 8h30, eles terão acesso a informações sobre aposentadorias e benefícios da Previdência Social.

De acordo com o diretor de Produção Agrícola da Sedesp, Roberto Vital, o encontro é importante por levar informações importantes para pessoas que geralmente não têm acesso a elas. “Levar serviços e informações às pessoas é sempre muito importante, principalmente quando se trata de assuntos que mexem com a vida delas”.

Desde que foi criado, há três anos, o Cinturão Verde já investiu mais de R$ 1 milhão na agricultura familiar de João Pessoa, firmando cerca de 300 contratos de financiamento. São 180 empreendedores que receberam capacitação em diversas áreas e hoje comercializam seus produtos com venda direta ao consumidor, através de duas feiras agroecológicas realizadas na Praça da Paz, no Bairro dos Bancários, e no Mercado Público do Valentina Figueiredo.

O projeto também concluiu com sucesso a etapa piloto do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos, juntamente com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). A parceria possibilitou a 36 agricultores, num período de seis meses, fornecerem 56 toneladas de produtos agroecológicos para 28 entidades filantrópicas que atendem semanalmente 1.500 pessoas.