PMJP define regras para poda e corte de árvores na Capital

Por - em 25

A Prefeitura de João Pessoa, por intermédio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), está realizando o treinamento de cinco equipes de técnicos da Energisa, empresa concessionária de energia elétrica na Paraíba. A iniciativa tem como objetivo garantir a preservação e a saúde das árvores, proteger a rede elétrica e a população de possíveis acidentes. O treinamento, de dois dias, teve início na quarta-feira (12) e os técnicos estiveram nos bairros dos Estados, Castelo Branco, Penha e Bessa.

O engenheiro agrônomo e chefe da Divisão de Botânica da Semam, Anderson Fontes, explicou que, com a aproximação da intensificação do período de chuvas, a recomendação é que as árvores que dividem espaços com os fios de alta-tensão sejam podadas. Segundo Anderson, neste trabalho preventivo está sendo respeitado os critérios e normas nacionais de arborização e poda de árvores urbanas.

Preservar a saúde da árvore é primordial, por isso, nenhuma delas pode ser cortada ou podada sem um laudo técnico da Semam. Com esse treinamento, as equipes da Energisa ficam capacitadas para oferecer um serviço com mais qualidade, garantiu Anderson Fontes.

Fiscalização – A Semam vai intensificar a fiscalização das árvores dos canteiros centrais e avenidas da cidade no período de chuva. Em João Pessoa existem muitas castanholas. São árvores altas e com folhas largas que acumulam bastante água. Isso faz com que os galhos tombem em cima dos fios. Por isso, contamos também com a parceria da população para informar e solicitar a poda diretamente com as equipes da Semam, alertou o chefe da Divisão de Botânica da Secretaria.

O telefone da Semam para solicitação de podas é 3218-9203. Recebemos o comunicado e enviamos uma equipe no local para fazer uma avaliação que constará em um laudo técnico. A partir disso, encaminhamos para Secretaria de Infra-Estrutura, onde faremos um trabalho em conjunto de serviço a população e preservação ambiental, acrescentou Anderson Fontes.