PMJP discute formação de mão de obra em Tecnologia da Informação

Por - em 66

A formação de mão de obra qualificada no setor de Tecnologia da Informação foi o tema da reunião realizada na noite desta última terça-feira (24) entre o chefe de gabinete da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), Alexandre Urquiza, e Paulo Sérgio Sgobbi, representante da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom). O encontro aconteceu no gabinete localizado no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

A Brasscom é uma associação das empresas do setor, como IBM, Cisco, Microsoft e Itautec. Segundo Paulo Sérgio, há interesse em trazer grandes empresas para o Estado, mas falta mão de obra qualificada. “Aqui na Paraíba o foco principal está sendo a educação. Formar gente em quantidade e com qualidade que atenda as necessidades do setor de tecnologia da informação é fundamental”, disse.

Também estiveram presentes na reunião o secretário municipal de Habitação, José Guilherme;  o secretário adjunto de Ciência e Tecnologia, Rubens Freire; o secretário de Estado da Educação, Afonso Scocuglia; a diretora presidente da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep), Margarete Bezerra Cavalcanti; o diretor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Joabson Nogueira, e o diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação da Secretaria de Educação do município, Fabrício Feitosa.

Na opinião de Margarete Bezerra, a mão de obra qualificada nesse setor de atividade será um grande desafio. “De certa forma, a Paraíba já tem um pouco dessa vocação, quando se vê que na cidade de Campina Grande já existem empresas desenvolvedoras de softwares”, observou.

O chefe de gabinete, Alexandre Urquiza, reconheceu a importância da parceria com a Brasscom e destacou alguns projetos na área da tecnologia que são desenvolvidos pela PMJP. “A prefeitura cuida da educação básica. João Pessoa tem essa preocupação. Escolas com laboratórios de informática, internet em banda larga, Jampa Digital. Com a Brasscom nós buscamos viabilizar o acesso ao conhecimento dos estudantes no nível do município. Quanto a espaço físico, a prefeitura vai conseguir o que for preciso”, concluiu Urquiza.

Após a reunião ficou definida a realização de um seminário, que irá acontecer no dias 21 e 22 de julho, na Cinep, onde será montado um plano estratégico para que a Paraíba entre de vez no mapa da Tecnologia da Informação no Brasil.