PMJP discute no Rio de Janeiro crescimento do turismo náutico

Por - em 29

“Impulsionar o crescimento do setor náutico na Capital nos próximos anos e atrair para a cidade uma fatia da receita de R$ 2,9 bilhões que o segmento de eventos dessa natureza gera anualmente no país”. Com essa frase, o secretário de Turismo da Capital, Elzário Pereira Júnior, resumiu a importância da participação da Secretaria de Turismo de João Pessoa (Setur) no Rio Boat Show e no I Fórum Nacional de Desenvolvimento do Turismo Náutico no Brasil, que aconteceu neste último final de semana, na Marina da Glória, no Rio de Janeiro.

O evento, considerado um dos maiores realizados na América Latina, conta este ano com o apoio do Ministério do Turismo (Mtur), que promoveu o I Fórum Nacional de Desenvolvimento do Turismo Náutico no Brasil. No sábado (10), durante a abertura, o diretor de Financiamento e Promoção do Investimento do Mtur, Hermano Carvalho, ressaltou que o setor é um dos que mais gera empregos no mundo e que o Governo Federal pretende estruturar e desenvolver o segmento apoiando também as iniciativas dos empreendedores.

O presidente da Editora Grupo 1, Ernani Paciornik, que representa a Revista Náutica no I Fórum de Desenvolvimento do Turismo Náutico, revelou dados animadores sobre o setor. Na palestra “A importância dos eventos na geração de negócios para empresas de turismo” , ele destacou que esse mercado gera receita de R$ 2,9 bilhões. No entanto, 75% dos eventos realizados no Brasil estão concentrados em São Paulo.

A programação do evento foi alterada por causa da situação de calamidade pública no Rio de Janeiro por causa das chuvas e a Regata Rio Boat Show 2010, que aconteceria no domingo, foi cancelada devido à ressaca no litoral fluminense.