PMJP discute parceria para pintura de imóveis históricos

Por - em 76

A capital paraibana poderá ganhar novas cores em imóveis localizados em trechos de interesse histórico e social. A proposta pode surgir a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de João Pessoa e a indústria Tintas Coral que começa a ser discutida entre ambas as partes. O projeto ‘Tudo de cor para você’, foi apresentado ao prefeito Luciano Agra nesta sexta-feira (20) pelo gerente de Relacionamento, Marcelo Abreu, e o representante da empresa na Paraíba, Fábio Viegas.

“Esse é um projeto sócio-ambiental da Coral que busca despertar o desejo de preservação entre as pessoas e mostrar que as cores têm o poder de mudar o lugar em que vivem e suas vidas. Um projeto que já foi desenvolvido em parceria com 10 cidades brasileiras e em mais de 800 projetos cooperados”, explica Marcelo Abreu.

Luciano Agra conheceu detalhes da proposta que resulta em uma participação da indústria de tintas, governo e comunidade, na melhoria, a partir de cores e uma nova pintura, em imóveis, que precisem dessa intervenção e que estejam localizados principalmente em áreas de interesse histórico e social.

“Vamos analisar a possibilidade de parceria nessa proposta que pode vir a ser desenvolvida em áreas como o nosso Centro Histórico, ou mesmo em comunidades da orla de João Pessoa”, ressaltou o prefeito, informando que a iniciativa será avaliada pela Secretaria de Planejamento do Município (Seplan) e a Coordenadoria do Patrimônio Cultural de João Pessoa (Copac).

Junto à comunidade – O ‘Tudo de cor para você’ é desenvolvido em quatro etapas. A primeira consiste na escolha do local, levando em conta questões históricas, arquitetônicas e a relevância do projeto para o local. Em uma segunda fase, o projeto é discutido com as esferas de interesse: Iphan, gestores públicos, lideranças locais e a comunidade em que os imóveis estão inseridos.

O próximo passo acontece com o início da transformação, com o treinamento de aprendizes, a participação de voluntários, de funcionários da Coral e a realização de um grande mutirão para pintar os imóveis. Por fim, há uma celebração com a entrega oficial dos trabalhos e a entrega de certificados também aos aprendizes.

Marcelo Abreu explica que o projeto já passou por cidades como Olinda, Ouro Preto, Porto Seguro, Porto Alegre, Florianópolis, entre outras. A próxima parada acontece em Parati, no Rio de Janeiro, onde os trabalhos começam em 8 de fevereiro.