PMJP distribui um milhão de preservativos durante Carnaval

Por - em 26

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai distribuir um total de um milhão de preservativos durante o período de Carnaval. A iniciativa faz parte da campanha de carnaval de combate à Aids, que será lançada nesta terça-feira (1º), às 9h30, no Centro de Testagem e Aconselhamento em DST/Aids (CTA).

Metade do total de preservativos será destinada às Unidades de Saúde da Família (USF), para a realização de campanha de prevenção em seus territórios. O restante será distribuído nos desfiles dos blocos da prévia Folia de Rua, do Muriçocas do Miramar e das Escolas de Samba.

“A campanha deste ano tem como foco a saúde do homem, incentivando a questão de igualdade de gênero, para desconstruir a relação de poder que possui com sua parceira (o) e mostrando que o homem de hoje necessita demonstrar seus sentimentos e travar uma relação de diálogo com as pessoas”, destacou o chefe do setor de prevenção à Aids, Roberto Maia.

Já nesta sexta-feira (25), a coordenação do CTA irá distribuir preservativos e material informativo durante a abertura do Folia de Rua.  A campanha começa a ser veiculada na TV no próximo final de semana e ficará até o carnaval. Serão distribuídos porta preservativos, material informativo, faixas, cartazes e painéis, com todo material veiculado à saúde do homem. “O homem tem dificuldade de se observar e ter o auto cuidado e, nesse sentido, ele acaba deixando a saúde em último plano. Ou seja, não tem a cultura de trabalhar com a prevenção de sua saúde”, enfatizou Roberto.

Aids em João Pessoa – De 1985 a 2010 foram notificados um total de 1.340 casos, 942 em homens e 398 em mulheres. As unidades que estão descentralizadas para o teste rápido para diagnostico do HIV são USF Jardim Saúde e Vida (DS I), Gauchinha (DS I), CTA (DS I), Integrada Cruz das Armas (DS I), Cais Cristo (DS II), Espaço Saúde e Vida (DS II), ESF Mudança De Vida (DS II), Integrada Rosa de Fátima (DS III), Cidade Verde (DS III), Ipiranga (DS III), Hospital Mangabeira (DS III), UBS Mandacaru (DS IV), Viver Bem (DS IV), Roger I E II (DS IV), Hospital Santa Isabel (DS IV), Cordão Encarnado (DS IV), Cais (DS IV), Ipês (DS IV), Altiplano I e II (DS V), Unidade das Praias (DS V), São Jose (DS V), Altiplano (DS V), além das maternidades e hospitais Cândida Vargas, Frei Damião, Hospital Universitário e Edson Ramalho.