PMJP divulga calendário de liberação dos financiamentos do Empreender

Por - em 66

A Secretaria do Desenvolvimento Sustentável da Produção (Sedesp) divulgou nesta sexta-feira (9) o calendário semestral do ano que vem de liberação de financiamentos para os inscritos no Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios (Empreender-JP). De acordo com o documento, a primeira entrega dos cheques de 2008 deve acontecer no dia 11 de janeiro.

O Empreender-JP é o programa permanente de crédito orientado do Governo Municipal de João Pessoa. O objetivo é promover a geração de emprego, renda e inclusão social. É também a modalidade de empréstimo com uma das menores taxas de juros do mercado atualmente. O percentual aplicado fica em torno dos 0,9% ao mês.

Ele foi criado em abril de 2005, mas a primeira liberação de crédito só aconteceu em julho daquele ano. Nesse período de atuação, já contabiliza mais de 3.500 empréstimos e mais de R$ 7 milhões investidos na microeconomia. A idéia é aplicar algo em torno de R$ 10 milhões até o final do próximo ano.

A diferença entre o programa e as linhas convencionais de crédito está na orientação e acompanhamento do pequeno empreendedor. Antes de ter acesso ao financiamento, os inscritos participam do curso de capacitação empreendedora e de palestras empresariais, onde têm a oportunidade de aprender sobre gestão de negócios, processo produtivo e marketing, além de receberem orientações de técnicos na elaboração de seus planos de negócios. Após a liberação do dinheiro, o beneficiado tem acompanhamento de técnicos que auxiliam nos primeiros anos da empresa, orientando para melhoria e modernização da atividade.

De acordo com o secretário da Sedesp, Raimundo Nunes, a concessão de empréstimo obedece a critérios rigorosos estabelecidos pela lei que criou o Fundo Empreender. “Quem recebe o financiamento sabe que terá que pagar”, esclarece. Segundo ele, os inscritos serão submetidos a cadastramento previamente agendado no momento da inscrição e a uma seleção eliminatória, onde serão avaliados a viabilidade de mercado, o conhecimento mínimo da atividade, o bom conceito social e a aptidão empreendedora. O candidato ainda deve ter o seu plano de negócio aprovado pelo Comitê Gestor do Fundo Empreender.

Confira abaixo as datas das liberações de financiamentos:

# 11 de janeiro de 2008: 116 financiamentos;
# 15 de fevereiro de 2008: 162 financiamentos;
# 14 de março de 2008: 155 financiamentos;
# 18 de abril de 2008: 240 financiamentos;
# 16 de maio de 2008: 174 financiamentos; e
# 13 de junho de 2008: 188 financiamentos.