PMJP divulga programação de atividades para o mês da mulher

Por - em 18

A Prefeitura de João Pessoa, através da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres (CPPM), divulgou, nesta quinta-feira (26), a programação referente ao mês da Mulher 2009. Com o tema “Cidadania Ativa para as Mulheres”, o calendário conta com atividades culturais, palestras, oficinas temáticas, homenagem as trabalhadoras domésticas, caminhada contra a violência, exposições, ações de saúde, feiras, relançamentos de livros e debate com a deputada federal Luiza Erundina. No dia 08, Dia Internacional da Mulher, as atividades acontecerão, na Estação Cabo Branco – ciência, cultura e arte, das 10hs às 19hs.

De 02 a 31 de março, o Governo Municipal estará divulgando as políticas públicas já implementadas, como também, realizando um conjunto de atividades para celebrar o mês da mulher e reafirmar o compromisso da gestão com a cidadania das mulheres. Confira abaixo as ações que acontecerão em vários pontos da cidade.

Programação

6 de março, às 8h – caminhada das mulheres da Emlur. concentração será no Parque Solon de Lucena e o encerramento na Praça Pedro Américo.

7 de março, às 20h – show musical com Eliza Leão canta Clara Nunes, na Feirinha de Tambaú.

8 de março – no Dia Internacional da Mulher acontecerá a IV
Feira de Mulheres Produtoras com a participação das mulheres beneficiárias do Empreender Mulher. O evento acontecerá das 10 às 19h, na Estação Cabo Branco. Das 14h30 às 17h serão realizadas atividades múltiplas na Estação Cabo Branco: cinema, música, dança, artes plásticas,massagens, estação digital. Também haverá assinatura do Ato de Compromisso do Governo Municipal com as Políticas para Mulheres. No encerramento, haverá a apresentação do grupo musical “Nossa Voz”.

11 a 13 de março, das 9 às 17h, acontecerá a Feira de Livros temáticos e de gênero “Vamos trocar leituras ”, no Paço Municipal.

11 de março, às 9h, atividade no Centro de Referência da Mulher, com uma homenagem a Ednalva Bezerra. Já às 14h30, a mesma homenagem acontecerá na Maternidade Cândida Vargas. Ainda no dia 11, acontecerá, no Casarão 34, às 19h, a abertura das exposições temáticas com recital de poesias com artistas locais.

12 de março, às 10h, será realizada a palestra ‘Meio ambiente e poder público: você faz sua parte’, no auditório do Paço Municipal. Ainda no dia 12, na Praça da Paz, nos Bancários, ‘Mulheres fazendo cultura’: Teatro – ‘Um chá com a Cantora Careca’, Dança do Ventre – Marta Faria – Dança do Ventre Tribal – Lunai- Dança de Salão – Ali Cagliane, Silvia Thó e Victor de Sá

13 de março – relançamentos de livros com temáticas de gênero
(na Feira de Livros Vamos Trocar Leituras), no Hall do Paço Municipal, às 17h . Às 20h, na Praça Lauro Wanderley, nos Funcionários I, ‘Mulheres fazendo cultura’ – Impacto feminino, show com Grupo Lírios do Gueto.

14 de março, às 20h, na Praça Bela, nos Funcionários II, tem ‘Mulheres fazendo cultura’, com o show do rupo Afro Nordestinas.

19 de março – Debate ‘Participação das mulheres nos espaços de poder”, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Ainda no dia 19, das 8 às 17h, no Distrito Sanitário III, no Hospital Ortotrauma, serão realizadas ‘Rodas de Diálogo’ com profissionais da saúde, com a temática ‘Violência doméstica e intra familiar: impactos para a saúde da mulher

20 de março – no Cerest, a ‘Roda de Diálogo’ com profissionais da saúde debaterá o tema “Violência doméstica e intra familiar: impactos para a saúde da mulher’.Ainda no dia 20, a deputada federal Luiza Erundina e o prefeito Ricardo Coutinho debaterão o tema ‘Gestão pública e a transformação da sociedade, das 9 às 13h, no Auditório do Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte. Já às 20h, na Praça do Coqueiral, em Mangabeira, terá ‘Mulheres fazendo cultura”, Noite da Cultura Popular, com Capoeira, Maculelê – Grupo Palmares de Capoeira Angola Ciranda com Vó Mera.

De 24 a 26 de março, no Casarão 34, haverá a ‘Mostra de curtas franceses’ com a diretora Agnès Varda.

Dia 25, no Hospital Santa Isabel, das 8 às 17h, será realizada a ‘Roda de Diálogos’ com profissionais da saúde, debatendo o tema ‘Violência doméstica e intra familiar – impactos para a saúde da mulher.

Dia 26, no Cecapro, das 8 às 17h, terá ‘Roda de Diálogos’ com profissionais da saúde, debatendo o tema ‘Violência doméstica e intra familiar – impactos para a saúde da mulher.

Dia 27, no Hospital Santa Isabel, das 8 às 17h, terá a ‘Roda de Diálogos’ com profissionais da saúde, debatendo o tema ‘Violência doméstica e intra familiar – impactos para a saúde da mulher.

Dia 31, das 8 às 18h, ‘Saúde e autoestima para as mulheres que vivem com o HIV-Aids

Atividades permanentes

De 2 a 13 de março- acontecem atividades culturais sobre Anayde Beiriz, Violeta Formiga e Antônia Socorro Machado, oficinas temáticas, pesquisas, exposições, nas Escolas dos Pólos da Educação.

Do dia 2 a 31 de março- intensificação da coleta do exame citológico; terapias comunitárias temáticas; rodas de conversa; teatro; palestras e debates; oficinas de saúde e auto-estima. Local: Unidades de Saúde da Família.

De 4 de março a 4 de abril- exposição fotográfica ‘ Mulher e Cidadania, da Escola Viva Olho do Tempo, na Funjope.

Nos fins de semana, entre os dias 5 e 29 de março, nas escolas municipais, programação do Departamento de Projetos e Programas (Ciranda Curricular, Escola Aberta e Mais Aberta).

De 5 a 8 de março, na Estação Cabo Branco – Cência, Cultura e Arte terá exposição fotográfica ‘ Universo Feminino’, da fotógrafa Mônica Câmara, exposição ‘Ingá no Litoral’, Museu do Semi Árido e exposição de esculturas em papel machê ‘ Marias’, de Ana Cristina.

de 5 a 31 de março haverá ‘Rodas de diálogo’ sobre a Saúde da Mulher , Lei Maria da Penha e Educação para o Consumo, nos Centros da Cidadania, Juventude, Assistência Social-CRAS e CREAS.

De 11 a 30, no Hall do Casarão 34, exposição coletiva de mulheres artistas da cidade: Pinturas, gravuras e cerâmicas.

De 12 de março a 12 de abril, exposição coletiva ‘ Mulheres em Foco’ com João Lobo, Gustavo Moura, Antônio Davi, Guy Giuseph, Bubby Alles e Ricardo Peixoto, na Casa da Pólvora.

De 19 de março a 19 de abril, no Hall do Paço Municipal, terá exposição coletiva.