PMJP doa 100 mil envelopes de soro às vítimas das enchentes no interior

Por - em 25

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), vai doar 100 mil envelopes de Soro de Reidratação Oral (SRO) para as vítimas das enchentes no interior do Estado. O material beneficiará cerca de 50 mil famílias e tem caráter preventivo. As dosagens devem ser consumidas se o paciente apresentar quadro de diarréia ou de febre, que são sintomas causados por várias doenças.

A iniciativa faz parte da campanha ‘Somos Todos Paraíba – João Pessoa Solidária’, coordenada pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), que será realizada durante este sábado (12) em vários pontos de arrecadação espalhados pela Capital.

Prevenção – A diretora de Atenção à Saúde do Município, Márcia Rique, explicou que a ingestão do soro é muito importante enquanto o paciente providencia assistência médica. “Evita desidratação por diarréia, que é muito comum em doenças adquiridas em enchentes, e febre, principalmente devido à dengue. Há uma orientação do Ministério da Saúde para que as pessoas tenham pelo menos dois envelopes em casa como prevenção”, afirmou.

Ela também explicou que o conteúdo do envelope deve ser diluído em um litro de água fervida ou filtrada. O líquido precisa ser consumido em até 24 horas, em dosagens de acordo com a necessidade de cada indivíduo. Só para se ter uma idéia, é recomendável que uma pessoa em bom estado de saúde consuma pelo menos três litros de água. Se estiver desidratada, esse volume deve ser bem maior.

O material doado pela SMS será entregue ao Banco de Alimentos do Município, localizado no bairro do Geisel, neste sábado. Márcia Rique informou ainda que foi levantado previamente o estoque do SRO e verificado que a doação não atrapalharia o abastecimento dos serviços da Capital.

Os moradores de João Pessoa também podem solicitar o soro aos agentes comunitários de saúde ou nas unidades da SMS. O recomendável é ter sempre em casa um a dois envelopes, especialmente em épocas chuvosas.

Coleta de doações – A campanha ‘Somos Todos Paraíba – João Pessoa Solidária’, que vai colaborar com as vítimas das chuvas e das enchentes no Estado, está sendo coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e acontece neste sábado (12), das 8h às 17h.

Os locais para doações de alimentos e roupas são os seguintes: Lagoa do Parque Solon de Lucena; praças da Paz (Bancários), Lauro Wanderley (Funcionários I), Bela (Funcionários II), Caju (Bessa), Coqueiral (Mangabeira), Alcides Carneiro (Manaíra) e São Gonçalo (Torre); Busto de Tamandaré, Ginásio Esportivo Odilon Ribeiro Coutinho (Valentina), supermercados Atavarejo, Hiperbompreço, Carrefour e Extra Tambaú; e Banco de Alimentos de João Pessoa, localizado na Avenida Waldemar Naziazeno, 233, no bairro do Geisel (antigo depósito da cervejaria Antarctica).