PMJP e Acadepol oferecem capacitação para agentes de controle urbano

Por - em 57

Os agentes de controle urbano da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) iniciam nesta segunda-feira (28) um curso de capacitação promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb) em parceria com a Academia de Ensino de Polícia Civil (Acadepol). O curso tem a finalidade de aperfeiçoar as relações entre os agentes e a sociedade e será realizado na sede da Acadepol, no bairro de Mangabeira.

Ao todo, são 60 agentes de controle urbano que trabalham diariamente nas ruas da capital paraibana executando o trabalho de desobstrução do passeio público do Centro à orla de João Pessoa. Os funcionários vão receber orientações sobre relacionamento com a imprensa, detalhes do Código de Posturas do Município, noções de direitos humanos, defesa pessoal, tática e abordagem, e humanização no atendimento.

A capacitação será realizada em parceria com professores da Acadepol, com experiência em ministrar cursos parecidos aos policiais paraibanos. “Sabemos que os agentes de controle urbano não são militares, por isso, tivemos a preocupação de elaborar uma capacitação voltada à questão social”, destaca o secretário da Sedurb, Lucius Fabiani. O curso contará ainda com palestrantes das secretarias de Comunicação (Secom) e Planejamento (Seplan) que vão tirar dúvidas dos servidores sobre a legislação que rege a imprensa e o passeio público.

Para facilitar o trabalho dos professores e palestrantes, os agentes de controle urbano foram divididos em duas turmas que receberão aulas em semanas diferentes. A primeira turma será iniciada na segunda-feira (28) de novembro, se estendendo até a sexta-feira (02) de dezembro. Já a segunda turma receberá as mesmas orientações dos dias 05 a 09 de dezembro. “Assim não deixamos a cidade descoberta da presença de agentes de controle urbano e conseguimos com que todos participem da capacitação”, destaca Fabiani.