PMJP e Embaixada da França discutem parceria em projetos

Por - em 14

O prefeito Luciano Agra recebeu nesta quinta-feira (20), no gabinete do Paço Municipal, a visita do ministro conselheiro da Embaixada da França no Brasil, Xavier Lapeyre de Cabanes. Durante o encontro o prefeito e o ministro discutiram propostas de futuras cooperações entre a PMJP e o governo francês, principalmente na área de transportes.

“A administração da cidade de João Pessoa tem total interesse em manter esse diálogo com o governo francês e com isso trocar idéias e experiências quanto a projetos que estejam obtendo resultados positivos em nossa capital como em algumas cidades da França. Queremos, futuramente, tentar estabelecer uma conexão nesse sentido e elaborar novos estudos para uma política de transportes públicos de passageiros para João Pessoa”, informou o prefeito.

O ministro conselheiro Xavier Lapeyre de Cabanes, que se mostrou atento a possibilidade de intermediar futuras parcerias entre a França e a prefeitura da capital, disse que a embaixada no Brasil também tem interesse em conhecer a realidade de diferentes cidades brasileiras, além do eixo Sul-Sudeste. “Mesmo sendo um país enorme, nós devemos estar presentes em qualquer outro lugar do Brasil, e não apenas em cidades como Rio, Brasília e São Paulo. É importante conhecer o Brasil em sua grande diversidade”, disse ele.

Sobre uma possível cooperação entre a França e a Prefeitura o representante da embaixada ainda completou: “Vamos ver como podemos estreitar essa relação e fazer uma cooperação, se possível, entre a França e a Prefeitura Municipal de João Pessoa no âmbito dos transportes públicos através da nossa Agência Francesa de Desenvolvimento”, disse ele.

Projetos positivos – Durante a visita, o prefeito Luciano Agra falou ao ministro dos projetos e programas do governo municipal adotados nos últimos anos. O prefeito citou o Programa Empreender-JP, que vem beneficiando pequenos comerciantes da capital, e a criação das Estações de Leitura em diferentes bairros da cidade. Luciano Agra falou sobre as dificuldades que os gestores municipais encontram no país em gerir os recursos repassados pelo Estado e União, apontando a necessidade de uma política de reforma para um novo pacto federativo.

Quanto às relações entre França e Brasil, Luciano Agra elogiou a iniciativa do governo federal em reestabelecer uma relação mais próxima nesses últimos anos com o governo francês. “Essa retomada de diálogo tem sido importante, mas ainda é preciso que ela se intensifique ainda mais”, disse ele.

Também participaram do encontro o diretor da Aliança Francesa em João Pessoa, Mikael de La Fuente, e a secretária de Educação e Cultura do município, Ariane Sá. A Aliança Francesa e a secretaria de Educação mantém uma parceria em que, anualmente, 100 alunos da rede pública do município, além de professores e funcionários têm acesso ao curso de Língua Francesa ministrado pela escola.

Com relação ao projeto Cine Estação França, também resultado de uma parceria entre a Estação Cabo Branco, Cinemateca da França e Aliança Francesa, há a exibição de um filme francês uma vez a cada mês. Atualmente, o Estação Ciência também está expondo trabalhos do fotojornalista francês Jacques Grison, na mostra ‘Não iremos mais a mina’ – Os últimos mineiros de carvão, no térreo da Torre Mirante.