Atalhos


PMJP e IFPB certificam 240 alunos do Pronatec
28 ago 13

A- A A+

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por sua Secretaria de Desenvolvimento Social – Sedes, em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba – IFPB, certificaram nesta terça-feira (27), mais 240 alunos concluintes de seis cursos profissionalizantes do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego – Pronatec.

A Solenidade ocorreu às 17 horas, no auditório do Bloco de Terapia Ocupacional do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal da Paraíba – CCS/UFPB.

Estavam presentes a diretora da Assistência Social, Themis Gondim; o professor João Euclides Fernandes, diretor em exercício do CCS, que representou a reitora Margareth Diniz; e a coordenadora do Pronatec do IFPB, Simone Helena dos Santos, dentre outras autoridades.

Nesta etapa foram concluídos os cursos de Contador de História; Cuidador de Idoso; Atendente de Nutrição; Aconselhador em Dependência Química, Agente de Desenvolvimento Ambiental e Higienista de Serviço de Saúde. Também fazem parte desta etapa os cursos de Lactarista e Cuidador Infantil, que foram certificados no mês de julho passado. Todos os cursos foram ministrados com carga horária de 240 horas, na Escola Técnica de Saúde, Campus I da UFPB.

Na ocasião, Themis Gondim que representou a secretária do Desenvolvimento Social, Marta Moura, destacou a importância da conclusão de mais uma etapa dos cursos do Pronatec que garantem a profissionalização e qualificação de jovens e adultos. “Tem sido um desafio para nós e nossas parcerias. A secretária Marta tem se empenhado muito para que o projeto aconteça. O mais importante é que as parcerias vão além da formação, ela tem a garantia da colocação dos profissionais no mercado de trabalho”, destacou.

O professor João Euclides evidenciou o desempenho de professores e alunos. “Vocês são os grandes vencedores entre tantos que não sabem ler e nem escrever neste país. Os professores se doaram e se esforçaram para que adquirissem conhecimentos em áreas tão importantes. Agora os devolve à sociedade habilitados para exercerem com qualidade essa nova profissão”, disse.

Importante passo – A aluna Solange Medeiros, que representou os alunos na solenidade, considerou que todos estão saindo dos cursos melhores do que entraram. “Não existe idade para tentar quantas vezes for preciso, que seja um novo e importante passo para todos nós”, destacou.

Também participaram do evento, a vice-diretora da Escola Técnica de Saúde, professora Ismênia Nóbrega, a equipe e coordenadora do Pronatec  da Sedes, Kaline Guerra e demais funcionários da PMJP e UFPB.

Os alunos foram inscritos através dos Centros de Referência da Cidadania  (CRCs) e Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) da Prefeitura de João Pessoa.