PMJP e Ministério das Comunicações estudam parcerias para inclusão digital

Por - em 104

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), participou nesta quarta-feira (14) de reunião no Ministério das Comunicações para estudar novas parcerias que terão como finalidade, melhorar e ampliar os serviços oferecidos à população de João Pessoa na área de inclusão digital.

A secretária da Secitec, Marly Lúcio, acompanhada do diretor de Difusão Tecnológica, Rodrigo Vieira, foi recebida pelo diretor de Infraestrutura da Secretaria de Inclusão Digital, Américo Bernardes, o coordenador-geral de Articulação e Gestão Institucional, Rodne de Oliveira Lima, o coordenador-geral de Formação, Dênis Rodrigues e demais técnicos do Ministério.

Na oportunidade, além do estudo de futura parceria com Ministério das Comunicações, também foi discutido a ampliação e melhorias de projetos já existentes na Secitec, como as Estações Digitais e o Cidades Digitais. “A reunião foi bastante produtiva. Discutimos ações que visam estimular o acesso da população a ferramentas digitais e o uso da internet como instrumento de participação e controle social”, declarou Marly Lúcio.

Estações Digitais – O Projeto das Estações Digitais são Telecentros de Informação e Educação, cujo objetivo central é o combate à exclusão digital. As principais atividades oferecidas nos locais são os cursos de informática e oficinas especiais, com conteúdo pensado para investir na capacitação e qualificação profissional, além de facilitar o exercício da cidadania.

Atualmente João Pessoa possui 38 Estações Digitais em funcionamento, equipadas com 11 computadores conectados à Internet banda larga, uma impressora e um scanner com o objetivo de facilitar o acesso da população às Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC).