Prefeitura e moradores discutem prioridades da 14ª região do OD

Por - em 49

A Secretaria Executiva do Orçamento Democrático promoveu nesta quarta-feira (29), no Centro da Cidadania dos Bancários, o Planejamento Democrático na 14ª Região, reunindo secretários da Prefeitura de João Pessoa, conselheiros e lideranças comunitárias. A atividade compõe a segunda etapa do ciclo orçamentário e foi o momento de os gestores prestarem contas aos moradores dos bairros do Castelo Branco, Jardim Cidade Universitária, Bancários, Santa Clara e demais comunidades da área sobre as prioridades que foram elencadas na primeira etapa do ciclo.

“O Orçamento Democrático é uma política já institucionalizada em João Pessoa, que vem realizando obras históricas na cidade. É uma conquista que deve ser celebrada e mantida pela população”, ressaltou o secretário do Orçamento Democrático, Rômulo Halysson.

Entre as 11 prioridades apontadas pelos moradores da 14ª Região, estão a urbanização da Comunidade do Timbó, com 13,24% dos votos; a construção de uma praça no Conjunto Castelo Branco I, com 10,80%; e a regularização fundiária da Comunidade Eucalipto, com 10,10% da preferência popular.

O secretário municipal de Planejamento, Aldo Prestes, levou boas notícias aos moradores da região. A urbanização da Comunidade do Timbó já está sendo realizada, e, segundo ele, a Diretoria de Planejamento Urbano da Seplan está fazendo estudos para a construção de uma praça no Colibris e de duas Unidades de Saúde da Família (uma na São Rafael e de outra no Jardim Cidade Universitária, que já está com a ordem de serviço e será construída com recursos próprios).

Mais casas – Na área de habitação, deverão ser construídas casas na comunidade São Rafael, com recursos do PAC, mais a construção de uma passarela para interligar a comunidade São Rafael ao Castelo Branco, facilitando a locomoção dos moradores de um bairro a outro.

O Planejamento Democrático contou com a presença também do secretário adjunto da Habitação, Geovani Freires, que anunciou mais benefícios para o Timbó, onde devem ser entregues 133 unidades habitacionais até o final do ano. Ele informou também que o Governo Municipal está promovendo a regularização fundiária das comunidades em João Pessoa, entre elas, a do Eucalipto, e, até o final de setembro, vai conceder 114 títulos de posse.

“Em 2010, a Prefeitura de João Pessoa concedeu 300 títulos de posse. A participação da população nas reuniões do Orçamento Democrático tem sido fundamental para que a Secretaria de Habitação paute suas ações”, disse Freires.

No setor da saúde, a diretora do Distrito Sanitário III, Thaís Matos, anunciou que as prioridades apontadas no formulário de demandas pela 14ª Região também estão sendo atendidas pela Secretaria de Saúde, entre elas, a construção de uma Unidade de Saúde da família na Comunidade São Rafael.  No Castelo Branco, está sendo concluída a construção de uma USF padrão e a USF do Jardim Cidade Universitária, que está sendo reformada e ampliada, passará a contar com mais outra equipe para melhor atender aos moradores da região.

Em relação aos direitos dos animais, a diretora do Distrito Sanitário III informou que o Centro de Zoonoses terá um centro de esterilização para cachorros e gatos, contando com uma equipe completa para este procedimento cirúrgico. Na área de saúde mental, o Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Caminhar, localizado no bairro dos Bancários, passou do estágio um para o três, onde os pacientes em crise poderão ficar internados até retornar ao convívio familiar.