Parceria com o Senac oferece cursos para mulheres

Por - em 207

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) está promovendo uma série de cursos profissionalizantes destinados às mulheres acompanhadas pela Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres e Orçamento Democrático. Os cursos são realizados através uma parceria com o Serviço Nacional do Comércio (Senac), através do Programa Senac de gratuidade, e está sendo ministrado na própria instituição.

A parceria está garantindo a inserção de mulheres em cursos de Camareira, Auxiliar de Cozinha, Vendedora, Cabeleireira Assistente, Manicure e Pedicure.

“Esta é uma ação de autonomia para as mulheres que visa à inserção das mesmas no mercado de trabalho. A empregabilidade é muito importante na hora da busca por um emprego e essa parceria entre Prefeitura e Senac vem proporcionar essa oportunidade”, disse a Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres, Nézia Gomes.

Juliana Cristina está fazendo parte da primeira turma de Cabeleireira Assistente, que iniciou as aulas nesta terça-feira (20), e disse estar muito entusiasmada com a oportunidade. “Sou manicure e desejo muito crescer profissionalmente, agora também como Cabeleireira. Através deste curso posso me tornar uma grande empreendedora e garantir minha autonomia financeira”, disse a aluna.

O incentivo à autonomia das mulheres faz parte de um dos projetos e programas da coordenação de Trabalho e Enfrentamento à Pobreza da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres, e é através de parcerias como a do Senac que as mulheres têm a oportunidade de adquirir uma profissão. “O Senac é uma referência no mercado de trabalho e ter a oportunidade de participar de um curso gratuitamente é muito importante para todas as mulheres”, disse Aline Santana, do Bairro Padre Zé, que vai participar da próxima turma de Vendedora.

O programa Senac de Gratuidade disponibilizou 225 vagas, das quais 155 foram destinadas ao Orçamento Democrático, distribuídas para as 14 regiões que o organismo acompanha.

“As turmas de Camareira e Auxiliar de Cozinha vão inaugurar a nova Escola de Gastronomia e Hotelaria do Senac, que funcionará no Centro de Turismo e Lazer do Serviço Social do Comércio (Sesc), na Praia do Cabo Branco”, informou Camila Maia, Gerente da Escola.

Camila Maia disse ainda que a Escola é considerada uma das mais bem equipadas do Nordeste, e que todas as salas são laboratórios que simulam um ambiente real de trabalho. “Todas as alunas vão ter a oportunidade de vivenciar a experiência do dia a dia de um ambiente de trabalho e ainda vão participar de estágios em hotéis e restaurantes conveniados”, explicou.

Os cursos estão sendo realizados no próprio Senac, com horários diferenciados, e acontecem até o mês de abril. As mulheres participantes dos cursos são pertencentes às famílias de baixa renda, moradoras dos municípios de João Pessoa, Cabedelo, Santa Rita e Bayeux.