PMJP e UFPB continuam parceria no Projeto de Extensão em Tecnologia de Alimentos

Por Fátima Sousa - em 167

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), através do Centro de Tecnologia e Desenvolvimento Regional (CTDR), está realizando pesquisa relacionada ao índice de gordura, massa magra, musculatura e porcentagem de água no corpo de usuários das cinco Cozinhas Comunitárias.

A ação é ligada ao Projeto de Extensão da área de tecnologia de Alimentos da UFPB, como um dos eixos da programação técnica ligada à implantação do Centro de Vocação Tecnológica em Segurança Alimentar e Nutricional da Paraíba.

Nesta segunda-feira, 15, o processo de avaliação acontece na cozinha Comunitária do Gervásio Maia.  Em seguida é realizada, na Cozinha do Bairro dos Novais. Nesta primeira fase, a equipe da UFPB já realizou a avaliação nas cozinhas do Bela Vista, Taipa e Timbó.

Conforme informações da Dessan, o projeto está em fase de implantação, mas as ações tiveram início em 2013, através de vários sub-projetos e eixos de atuação. No Programa de Cozinhas Comunitárias está sendo desenvolvido o eixo relacionado às Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional.

Usuários – Nos processos atuais, a equipe responsável pela pesquisa nas cozinhas comunitárias  avalia todos os beneficiários com idade superior a 3 anos,  no que se refere a porcentagem de gordura, massa magra, musculatura e porcentagem de água no corpo. A equipe é formada por quatro profissionais , uma pediatra e três estagiárias do curso de tecnologia de alimentos.

O curso de Extensão tem a coordenação geral da professora e pediatra  Ana Luiza Mattos Braga e conta com a colaboração do Departamento de Pediatria da UFPB, através do professor Constantino Cartaxo.