PMJP elabora atividades em comemoração ao Dia da Árvore

Por - em 29

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, através da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), elaborou um calendário de atividades em comemoração ao Dia da Árvore que começa nesta quarta-feira (21), a partir das 8 horas, com a distribuição de mudas de arvores nativas da Mata Atlântica. A Tenda Verde estará montada até o meio-dia no Parque Solon de Lucena numa ação em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado (Faepa) e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar).

A distribuição de mudas de diferentes espécies, entre elas Ipê roxo e amarelo e Pau-brasil acontece no anel interno da Lagoa e faz parte do Programa Campo Sustentável (Procampo) da Faepa/Senar. A PMJP também participará do Seminário de Responsabilidade Sócioambiental do Produtor Rural, promovido a partir das 14 horas, no auditório do Sistema Faepa/Senar, em Jaguaribe.

Tenda Verde – Há cerca de três anos a PMJP, através do Viveiro Municipal, que funciona no Parque Zoobotâncico Arruda Câmara (a Bica), montou a famosa Tenda Verde que reproduz um mini-viveirodidático e é usada para distribuição de mudas de plantas e projeto de educação ambiental.

Na tenda é mostrado todo o processo de plantio de uma árvore e a importância de cada uma delas para o equilíbrio do bioma da cidade. A tenda é móvel e levada para todos os eventos de educação ambiental promovidos pela PMJP ou em apoio a campanhas realizadas por outras entidades e empresas em parceria com a Semam.

No Viveiro Municipal existem atualmente cerca de 40 mil mudas de plantas nativas de Mata Atlântica para distribuição com a população ou em campanhas educativas. Essas espécies também são plantadas em áreas degradadas onde existam remanescentes de Mata Atlântica, encostas de rios e em calçadas ou canteiros de ruas e avenidas da Capital. A Semam intensificou campanhas para plantio de árvores nativas porque a introdução de plantas de outros biomas vem prejudicando a fauna da região.