PMJP encerra Ano Cultural com palestra de Ariano Suassuna

Por - em 23

A Prefeitura de João Pessoa encerra nesta quarta-feira (14) o ‘Ano Cultural Ariano Suassuna’, uma série de atividades desenvolvidas para homenagear os 80 anos do escritor paraibano. A solenidade de encerramento acontecerá às 9h30, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM) e contará com a presença do próprio Ariano, que na ocasião vai proferir uma palestra.

Desde junho passado, a Secretaria de Educação do Município vem realizando ações voltadas para alunos e professores da rede pública. Foram concursos, apresentações culturais, debates e viagens para capacitar professores e alunos sobre a obra e o mundo do escritor.

A programação da cerimônia inclui apresentação de documentários que mostram as atividades que foram realizadas no decorrer do ano nas escolas da rede municipal. Em seguida, os seis alunos ganhadores dos concursos ‘Cartas a Ariano’ e ‘Selos 80 anos de Ariano Suassuna’ receberão as premiações, que serão entregues pelo homenageado.

Entre os prêmios estão kits filatélicos e computadores, esse último apenas para os primeiros lugares. Após a entrega dos prêmios haverá a lançamento do selo com o desenho premiado, confeccionado pela Empresa de Correios e Telégrafos da Paraíba, além do carimbo comemorativo dos 80 anos do paraibano. As cartas escolhidas como vencedoras do concurso também serão lidas pelos alunos diretamente para Ariano. Encerrando a cerimônia, a PMJP entregará uma placa de honra aos 80 anos do escritor.

“A solenidade de encerramento vai oficializar a conclusão de um trabalho que rendeu belos frutos à educação e à cultura de João Pessoa. Todas essas atividades em torno do universo de Ariano Suassuna mostram tanto a importância desse nome para nossa cultura, quanto a importância de utilizar os nossos autores como instrumento de ensino dentro das salas de aula”, comentou a Rosires Andrade, coordenadora do Ano Cultural Ariano Suassuna

Realizações – O Ano Cultural Ariano Suassuna teve início no dia 15 de junho, com o objetivo de comemorar o aniversário do escritor paraibano que em 2007 completou seus 80 anos. Durante esse período, as escolas municipais de João Pessoa respiraram o Movimento Armorial, base cultural deste aprendizado. Para dar início às atividades, os professores e gestores escolares participaram de uma intensa formação nesta temática, buscando ressaltar a importância da utilização de novos recursos lúdicos e pedagógicos na educação baseados nas artes.

Em seguida, a Sedec organizou a expedição fotográfica ‘Mundos de Ariano’, que foi realizada em uma série de visitas dos professores a Taperoá, localizada na região do Cariri paraibano, local onde é retratado boa parte da obra do escritor. Na expedição, os professores tiveram a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos no universo rural de Ariano, tomando como fonte de conhecimento para ser levado para a sala de aula.

Em paralelo às formações e expedições, os alunos das escolas da rede realizaram diversas atividades envolvendo o mundo Armorial. Inspirados nas obras de Ariano Suassuna, os estudantes produziram pinturas, vídeos, espetáculos teatrais e musicais durante todo o ano. Também como iniciativa da Sedec, as escolas municipais receberam o Grupo Armorial Ariano Suassuna, do colégio Marista Pio X, que realizou uma série de apresentações ao público escolar, levando a música instrumental para o universo das escolas do município.