PMJP entrega 11 ambulâncias e amplia atendimentos a usuários

Por - em 53

Facilitar o acesso do usuário restrito a sua residência aos serviços e realização de exames e agilizar o transporte dos pacientes entre os hospitais. Estes foram os dois principais objetivos da implantação do serviço de transporte sanitário e do transporte entre hospitais, que tiveram 11 ambulâncias entregues na tarde desta segunda-feira (23), no pátio da Unidade de Pronto Atendimento – UPA Oceania. A ação foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal de João Pessoa, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde.

Durante a inauguração o prefeito Luciano Agra destacou que a implantação do serviço é um avanço do município no que diz respeito à preocupação com a qualidade de atendimento nos serviços fornecido ao cidadão. “Grande parte da população vive em condições precárias e sem condições de pegar um transporte, principalmente as que estão acamadas e este serviço se propões justamente para auxiliar estas pessoas”, enfatiza o prefeito.

O serviço de transporte sanitário conta com 5 ambulâncias, beneficiando usuários dos serviços de saúde do município que estejam restritos a sua residência e não tenham condições físicas de se transportarem em veículos convencionais.

“O transporte sanitário significa para Capital um avanço sob a perspectiva do cuidado com a saúde da população e vai ajudar as equipes de saúde da família a dar suporte aos usuários restritos em domicílio que precisam ser transportados através de ambulâncias para realização de ações nos demais serviços de saúde”, reforçou Mércia de Fátima, gerente de transporte sanitário, que integra o Serviço de Atenção Móvel de Urgência (Samu), responsável pelo gerenciamento do serviço.

Mércia destacou que as cinco ambulâncias vão dar suporte às Unidades de Saúde da Família. “Serão cinco ambulâncias, uma referenciada para cada distrito sanitário da Capital, para levar usuários acamados que precisam realizar exames especializados”, explicou.

Seis outras ambulâncias foram entregues para executar o transporte inter-hospitalar e fazer as transferências entre as unidades hospitalares de João pessoa, aumentando o tempo de resposta rápida para o paciente. “Isso vai fazer com que o transportes seja feito no menor tempo possível, garantindo um atendimento de melhor qualidade”, ressaltou Mércia.

Já a secretária Roseana Meira lembrou que o serviço é focado na necessidade do usuário. “Esse é um momento de se comemorar a entrega de um serviço que ansiávamos há tanto para apoiar a assistência dada ao usuário, que deve ser o foco da gestão e todas as melhorias devem ser pensadas com base nesta realidade”, enfatizou Roseana.

Com isso João Pessoa inaugura também a central de regulação de ambulâncias. Essa regulação é feita pelo Samu e abrangerá todas as unidades hospitalares do município. Além das cinco entregues, há outra unidade de suporte avançada que servirá para conferir uma maior agilidade aos diversos serviços de saúde da rede. O telefone da Central é o 3218-9130.