PMJP entrega 250 certificados no encerramento do projeto ‘Moda na Praça’

Por - em 130

A Praça do Coqueiral, no bairro de Mangabeira, foi palco na noite deste sábado (16) da entrega de 250 certificados de formação profissional por parte da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec). O evento marcou o encerramento dos cursos oferecidos durante dez dias de realização do Projeto ‘Moda na Praça’, que tem o objetivo de levar conhecimento, inclusão social e formação profissional de forma gratuita a todos os públicos. Neste domingo (17), a partir das 18h, acontece um desfile com os figurinos da segunda edição do ‘Célula da Moda’, outro projeto promovido pela Secitec.
“Fico muito feliz enquanto gestor de perceber que a Prefeitura de João Pessoa está levando mais um atrativo às praças da cidade, desta vez com um projeto que oferece qualificação, oficinas de beleza e outras atividades que buscam levar novas oportunidades aos moradores e elevação da autoestima”, disse o prefeito Luciano Agra.

Os cursos e oficinas foram ministrados nos stands dos projetos ‘Estação Digital’, ‘Estação da Moda’ e ‘Casa Brasil’ e contaram com uma grande participação popular. Segundo o secretário de Ciência e Tecnologia Marconi Maia o objetivo foi alçando. “É uma verdadeira festa da cidadania e estamos cumprindo a política pública da gestão que é capacitar os jovens para o mercado competitivo de trabalho”, afirmou Maia.
Qualificação – O ‘Projeto Moda na Praça’ começou no último dia 8 com a realização de vários cursos e serviços, a exemplo de oficinas de Customização, oficinas da Casa Brasil, além de oficinas de Design Gráfico e Redes Sociais. As atividades aconteceram durante todo o dia, inclusive com a realização de desfiles com produções confeccionadas pela Estação da Moda e por marcas locais.

A jovem Mikaela Patricia, de 15 anos, concluiu a oficina de costumização em moda, recebeu o certificado e já pensa em novas perpectivas na vida profissional. “Aprendi algo novo e quero conhecer mais sobre a área para me aperfeiçoar”, planeja.
Mateus Ferreira de 16 anos participou ativamente do curso de DJ disponibilizado pela Casa Brasil e destacou o processo ensino-aprendizagem como marcante na nova experiencia profissional. “Os instrutores são muito pacientes conosco e aprendi a mixar e analisar aparelhos ”, contou.
João Elias Lira que é coordenador do projeto Estação Digital afirmou que a população de Mangabeira teve a oportunidade de conhecer novos cursos e oficinas disponibilzadas pelo projeto. “Os alunos foram qualificados nos cursos de design gráfico e desenvolvimento de redes sociais, como facebook e orkut”, frisou Lira.
Desfile – Durante toda a semana, as atrações também ficaram por conta dos desfiles de moda e da realização de um concurso ‘Garoto e Garota de Mangabeira’ para revelação de novos modelos. O diretor da Estação Cabo Branco, Romero Sousa, explica que os desfiles acontecem neste domingo (17), com as mostras da segunda edição do ‘Célula da Moda’, outro projeto promovido pela Secitec. Os trabalhos mostram as criações de estudantes de moda e autodidatas que se reúnem em grupos de cinco e durante 30 dias têm o desafio de criar uma coleção com 10 looks.

Segundo o secretário Marconi Maia, o ‘Moda na Praça’ ocorrerá até o final do ano de maneira itinerante e será realizado em outras quatro Praças: Rio Branco (Centro), da Paz (Bancários), Bela (Funcionários I) e Mangueira (Costa e Silva).