PMJP entrega binário do Castelo Branco e garante pavimentação de mais 44 ruas

Por - em 25

A Prefeitura de João Pessoa entregou na manhã desta quinta-feira (19) o novo binário do Castelo Branco, que altera a circulação do tráfego na avenida presidente Castelo Branco e rua Matos Cardoso. Essa obra faz parte de um conjunto de ações e melhorias para o trânsito e o transporte da cidade que a PMJP está desenvolvendo dentro do Projeto Caminho Livre.

Durante o evento, o prefeito Luciano Agra anunciou a pavimentação de mais 44 ruas, beneficiado 14 bairros e assinou a autorização para a abertura do processo de licitação das obras de construção da rotatória de acesso ao bairro Nova Mangabeira, correção do ‘grade’ e recuperação da pavimentação da rua Brasilino Alves da Nóbrega.

“Esse binário é apenas um dos vários investimentos que a prefeitura está fazendo na cidade visando a melhoria do trânsito, beneficiando com isso a mobilidade urbana. Outras obras já estão em andamento e  logo serão entregues à população. Esse binário vai ajudar a fluir o trânsito e dar mais agilidade e conforto ao transporte coletivo”, disse Luciano.

Na ocasião o prefeito Luciano Agra parabenizou toda a equipe da Semob pelo trabalho de execução do projeto Caminho Livre, que prevê ainda a duplicação da via do Altiplano, melhoria no trânsito do Centro da cidade, alteração de vias nos Bancários e ampliação da avenida Beira Rio e Epitácio Pessoa.

O prefeito explicou que essas obras do Caminho Livre preparam a cidade para as intervenções que serão feitas com o PAC da Mobilidade que vai modificar radicalmente a estrutura do sistema de transporte público, priorizando a circulação dos ônibus nos corredores e elevando a qualidade do serviço para o usuário.

O superintendente adjunto, Paulo Freire, lembrou que o binário do Castelo Branco é a primeira obra do Projeto Caminho Livre que efetivamente altera a circulação de vias para beneficiar o trânsito da cidade. Ele disse que até o meio do ano outras obras viárias ligando toda a cidade serão entregues à população. “Daqui a 15 dias vamos entregar o binário do Bairro das Indústrias e, logo após, também teremos a inversão da Avenida Tito Silva, em Miramar, formando binário com a Giácomo Porto”, ressaltou.

A entrega do novo binário agradou os moradores da região. Para Francisco (Kiko) do Castelo Branco, conselheiro do Orçamento Democrático, o binário atende a um pedido antigo dos residentes daquela área. “Vai ficar mais rápido ir para a casa ou ao trabalho, graças ao binário, além de valorizar os imóveis devido aos investimentos feitos pela prefeitura”, ressaltou.

Via twitter, o usuário Guto Sousa disse que o tempo de viagem para ir ao trabalho hoje pela manhã melhorou. “Levei seis minutos a menos”, comemorou.

Mais ruas calçadas – A ordem de serviço para a pavimentação de 44 ruas foi assinada pelo prefeito Luciano Agra e pelo secretário da Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, durante o evento da entrega do binário do Bairro Castelo Branco. As novas vias fazem parte do pacote de pavimentação 2012, que prevê a implantação do pavimento em 200 vias. O investimento é R$ 6 milhões. As obras deverão ser iniciadas na próxima semana.

Somadas as 44, serão 122 vias licitadas. Mais um lote com 66 ruas está em processo final de licitação. A previsão é que as ruas sejam concluídas até o final de 2012. As pavimentações das 44 vias estão divididas em dois lotes. O primeiro beneficia os bairros de Água Fria; Costa e Silva; Cuia; Ernani Sátiro e Geisel, somando 19 ruas. O segundo lote beneficia os bairros do Alto do Céu; Ipês; Brisamar; João Agripino; Jardim São Paulo; Mandacaru; Tambauzinho, Torre e Treze de Maio, somando 25 ruas.

Licitação – Nesse mesmo evento Luciano Agra assinou a autorização para a abertura do processo de licitação das obras de construção da rotatória de acesso ao bairro Nova Mangabeira, correção do grade e recuperação da pavimentação da rua Brasílino Alves da Nóbrega.

Essa intervenção vai dar solução à problemática verificada na rua Brasílino Alves da Nóbrega. O secretário de Infraestrutura, Marcelo Cavalcanti, explica que a correção do grade, significa o aumento do nível da rua, o que dará solução aos problemas de alagamento enfrentados pelos motoristas naquele ponto na época do ano em que são verificadas chuvas intensas. Após essa etapa será executada a recuperação do pavimento da via. A intervenção esta orçada em torno de R$ 950 mil.

Binário – Com o novo binário, a avenida presidente Castelo Branco terá o tráfego circulando em mão única em toda sua extensão, no sentido Epitácio/UFPB. O trânsito no sentido UFPB/Epitácio também será em mão única da avenida Delmiro A. Diniz, seguindo pela Rua Matos Cardoso até o encontro com a avenida presidente Castelo Branco, próximo a avenida Tito Silva.

Os usuários do transporte coletivo devem observar que as paradas existentes no sentido UFPB/Epitácio serão relocadas para a rua Matos Cardoso. Durante toda manhã, os agentes de mobilidade urbana orientavam os motoristas quanto à mudança no trânsito daquela área. Uma equipe vai permanecer no local nos primeiros dias da alteração. Mais de quatro mil panfletos informativos foram distribuídos à população da área pelos educadores da Semob.