PMJP entrega cadeiras de rodas para equipe paraibana de basquetebol

Por - em 123

Incentivar a inclusão social da pessoa com deficiência e estimular a prática do paradesporto. Estes são os objetivos da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) ao realizar a entrega, nesta terça-feira (20), de 20 cadeiras de rodas à Associação Atlética da Pessoa com Deficiência da Paraíba (AAPD/PB). A ação acontece na Escola Municipal Leonel Brizola, na Avenida Beira Rio, no bairro de Tambauzinho, a partir das 9h, com apresentação cultural e uma exibição dos atletas.

De acordo com a coordenadora da área temática da pessoa com deficiência da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Walquíria Nascimento da Silva, todas as cadeiras são adaptadas para a prática do basquete em cadeiras de rodas. “As cadeiras serão utilizadas pela equipe de basquete paraibana e foram fabricadas mais leves, como é próprio para o esporte”, explicou a coordenadora.

O evento conta com a participação da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) e terá uma demonstração dos atletas da equipe paraibana de basquetebol em cadeiras de rodas, além de uma apresentação do coral em libras com intérpretes da Saúde.

“À medida que a pessoa promove o esporte, potencializa a saúde. Fazendo isso, a pessoa portadora de deficiência não é observada pelas suas fragilidades e, sim, com suas potencialidades, melhorando simultaneamente sua autoestima, vida social e saúde”, destacou Walquíria.

A equipe paraibana de basquetebol, fundada há 14 anos, já apresentou resultados expressivos, como vencedora do campeonato nordestino na categoria em 2007 e sexta melhor equipe no Campeonato Brasileiro da primeira divisão no mesmo ano. “Queremos contribuir para que esses atletas tenham as melhores condições para demonstrar todo o seu potencial e que nossos atletas não tenham que ser levados para outras equipes com melhor infraestrutura, como vem ocorrendo”, enfatizou Walquíria.