PMJP entrega certificado de conclusão para três mil alunos do ProJovem

Por - em 36

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), entrega nesta quinta-feira (15) os certificado de conclusão do Ensino Fundamental e qualificação profissional para três mil alunos do Programa ProJovem Urbano. A solenidade será realizada, às 19h, no Esporte Clube Cabo Branco, no bairro de Miramar.

De acordo com a coordenadora executiva do ProJovem Urbano, Patrícia Drieskens, as aulas tiveram início em março de 2010, totalizando 18 meses de formação. “Ao longo de seis anos de execução do programa no município de João Pessoa, com essa turma, devemos chegar próximo aos 20 mil jovens que tiveram acesso ao programa”, disse Patrícia Drieskens, acrescentando que aguarda orientações do Ministério da Educação (MEC) para dar inicio as matrículas de novas turmas em janeiro ou fevereiro de 2012.

Os alunos do ProJovem Urbano têm uma carga horária de duas mil horas, que inclui as aulas presenciais, não presenciais e a qualificação profissional. “Como o nível de formação do ProJovem Urbano é Fundamental, a intenção é que os concluintes possam prosseguir nos estudos, concluir o Ensino Médio e quem sabe o Ensino Técnico ou Superior. O objetivo maior é a elevação da escolaridade”, afirmou Patrícia Drieskens.

As aulas do ProJovem Urbano são ministradas em 20 núcleos (escolas municipais) e, segundo o diretor pedagógico, Luciano Alves, também abrangem “a participação cidadã, que trabalha um pouco a ligação com a comunidade em projetos desenvolvidos na própria comunidade, com os alunos”, explicou.

Projovem Urbano – O programa é gerenciado pela Prefeitura de João Pessoa desde 2005. O curso tem duração de um ano e meio e, além de concluir o Ensino Fundamental, os jovens de 18 a 29 anos podem garantir uma qualificação profissional nas áreas ocupacionais de Construção e Reparos I; Construção e Reparos II; Turismo e Hospitalidade e Educação e Vestuário. Os alunos recebem uma bolsa auxílio de R$ 100.