PMJP entrega certificado de formandos do curso de pedreiro profissional

Por - em 78

O Centro de Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré (Crispman) vai entregar nesta quinta-feira (31), às 18h, mais 51 certificados do Curso de Formação Profissional de Pedreiros, promovido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai). A solenidade de formatura ocorrerá no próprio Centro, onde foram ministradas as aulas, localizado na Rua Adrísio Mota de Sousa, no Funcionários II (próximo à Escola Estadual Débora Duarte).

Com a conclusão desta turma, a Prefeitura Municipal totaliza 102 pedreiros profissionais capacitados desde janeiro deste ano, sendo 23 mulheres. O Crispman faz parte das ações da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), executadas pela Diretoria de Renda e Economia Solidária (Direcosol).

O curso teve início no dia 2 de abril passado e foi realizado em três turmas nos três turnos diários, totalizando uma carga horária de 160 horas. A coordenadora do Centro, Socorro Miranda, destaca que a prática habitual do Senai é o encaminhamento imediato destes profissionais ao mercado de trabalho, tão logo concluem o curso.

Inclusão – Em funcionamento desde o mês de abril do ano passado, o Centro de Referência Inclusão Social e Produtiva da Comunidade Maria de Nazaré busca o fortalecimento do processo de inclusão produtiva e social, o protagonismo do jovem e sua autonomia. Os alunos e seus familiares recebem acompanhamento de uma equipe multidisciplinar, formada por uma psicóloga, uma assistente social e uma pedagoga.

A proposta inicial é estimular e fortalecer habilidades produtivas, possibilitando a efetiva inserção destes jovens no mercado formal de trabalho ou em atividades organizadas em sistemas de economia solidária, com um foco na educação cidadã.

O Centro tem uma estrutura montada para receber alunos em diversas áreas, com o propósito de transformar a comunidade Maria de Nazaré em um espaço de prática profissional no processo de formação e qualificação de jovens que já trabalham e dos que são aprendizes.

Inscrições –  Na próxima segunda-feira (4), terão início os Cursos de Carpinteiro de Obra e Armador de Ferro, oferecidos pela Prefeitura Municipal em parceria com o Senai. As inscrições estão abertas no Crispeman, no horário de 8h as 20h, sem intervalo.

Poderão se inscrever homens e mulheres moradores da comunidade Maria de Nazaré e adjacências, com idade acima de 18 anos, que tenham cursado ou estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental. O curso será ministrado com aulas teóricas e práticas, nos três turnos. Ao final, o aluno estará apto e será encaminhado ao mercado de trabalho.

No ato da inscrição, o interessado deverá apresentar cópia de RG, CPF, comprovantes de residência e de escolaridade. Os candidatos receberão a camiseta e o material didático gratuitamente.

Curso de Auxiliar Administrativo – Nesta segunda-feira, também estarão sendo iniciadas as aulas do Curso de Auxiliar Administrativo, uma parceria da Prefeitura Municipal com o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), nos três turnos. As inscrições já foram concluídas. Para esse curso, a exigência é ser beneficiário do Bolsa Família, ter idade entre 16 e 59 anos e apresentar o número do NIS no momento da inscrição.

Outras informações sobre o funcionamento do Crispman podem ser obtidas através do telefone (83) 3234-9751 ou pelo e-mail crispman@joaopessoa.pb.gov.br