PMJP entrega certificados de curso do projeto ‘Emlur Amiga da Paz’

Por - em 31

Lideranças comunitárias, agentes de limpeza e servidores da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) receberam os certificados do curso de capacitação sobre questões de violência e criminalidade do projeto ‘Emlur Amiga da Paz’. A solenidade aconteceu na tarde desta quinta-feira (16) no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes.

O superintendente da Emlur, Coriolano Coutinho, contou que a ideia do curso surgiu quando soube que um servidor da Emlur estava envolvido no combate da violência na sua comunidade. “Fiquei emocionado com a participação e mobilização das pessoas em querer participar e colaborar com este projeto”, comentou.

A secretaria de planejamento (Seplan), Estelizabel Bezerra, representou o prefeito Luciano Agra, que está em Brasília, e disse que saber lidar com conflitos domésticos na nossa comunidade não é fácil, mas que as pessoas precisam está preparadas para saber dirimir pequenas situações conflituosas. “Trabalhamos para que o cidadão tenha direitos básicos, mas que também se consolide uma cultura da paz”, comentou.

Curso – Nesta primeira turma participaram 187 lideranças comunitárias, agentes de limpeza e servidores do quadro administrativo da Emlur. O curso abordou a questões sobre criminalidade e violência, integração com entidades representativas da comunidade como meio de controle social, resolução pacífica de conflitos e entre outros assuntos.

O curso teve duração de 8h/aula e, devido à grande procura, foi dividido em três turmas para facilitar a aprendizagem do conteúdo transmitido pela Polícia Militar. O conteúdo programático se dividiu em ‘Segurança Cidadã’ e ‘Mediação de conflitos’, que parte da ótica de que os problemas de segurança pública não são apenas de responsabilidade da polícia, mas de todos os cidadãos.

“Formar cidadãos dentro da comunidade é muito difícil. Com esse curso vamos ser mediadores não apenas da não violência, mas mediadores da paz,” comentou a líder comunitária Josefa Maria da Conceição.

Projeto – O projeto é uma parceira entre a Prefeitura Municipal e Polícia Militar do Estado, norteado pelos seguintes princípios: ação preventiva, transparência, cidadania, ação educativa, cultura de paz e mediação de conflitos. A parceria dos dois órgãos com a população parte da premissa de que todos devem trabalhar para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens físicas, morais e, até mesmo, a decadência dos bairros. Essa união de esforços, segundo a Polícia Militar, possibilita que as soluções sejam cada vez mais efetivas.

A solenidade contou com a presença do coronel Marcos Aurélio Carvalho, Diretor do Centro de Educação da Polícia Militar e que representou o Comando da Polícia Militar; e do capitão Lucas Severiano, superintendente adjunto da Guarda Municipal.