PMJP entrega certificados para 200 concluintes dos cursos do Projovem

Por - em 38

Mais de 200 adolescentes receberam nesta quarta-feira (7) o certificado de participação no curso de Formação Técnica (FTG) para o mundo do trabalho, do Programa Projovem Adolescente da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Os certificados foram entregues pelo secretario de Desenvolvimento Social, Lau Siqueira, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM).

O secretário Lau Siqueira ressaltou que a atual gestão municipal tem um olhar atencioso para as políticas da juventude. “Queremos estimular estes jovens em início de carreira e mostrar os melhores caminhos para que eles atinjam o quanto antes o objetivo de entrar no mercado de trabalho. O número de jovens que já conseguiram uma colocação e estão como menores aprendizes aponta que estamos no caminho correto”, afirma.

Os alunos que receberam os certificados participaram por cinco meses da do II Ciclo da Formação Técnica. Durante o curso foram abordados temas como criatividade, mercado de trabalho e empreendedorismo. “Foram mini workshops em que abordamos temas como quais profissões estão em alta e queríamos deixá-los capacitados para conseguir uma vaga no mercado de trabalho. Estamos conseguindo inserir mais jovens em grandes empresas do Estado”, disse Fabiano Serrano, assessor técnico do Projovem.

O programa é direcionado para jovens de 15 a 17 anos e antes da participação no II ciclo, os jovens passam por um processo de formação de cidadania. Os orientadores do Projovem percorrem as comunidades participantes promovem atividades solidárias, de esporte, cultura e lazer. Há um plano de ação social para que os jovens sejam inseridos dentro do programa, que se encerra com as atividades práticas como oficinas e workshops.

Para viabilizar o projeto, a PMJP conta com o apoio do Departamento de Administração do Unipê, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sesitec), Centros de Referência da Assistência Social (Creas), Funjope, Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e o programa jovem aprendiz do Banco do Nordeste (BNB).

 Jovens comemoram o certificado – A entrega dos certificados de conclusão do Projovem foi marcada pela alegria dos participantes. Chamados um a um, os jovens comemoraram bastante a conclusão do curso e se mostram animados com a possibilidade de conseguir, em breve, o primeiro emprego.

A jovem Thaís Oliveira, 16 anos, espera ser convocada em breve por alguma empresa. “É muito estimulante participar do Projovem porque você acredita que pode crescer e conseguir um bom emprego. Espero que meu esforço valha a pena porque quero muito ter meu primeiro emprego”, revelou.

O estudante Yuri Lima também se diz empolgado para estrear no mercado de trabalho. “A gente escuta tantos depoimentos de pessoas que participaram e deram certo, que acredito que só depende do nosso esforço conseguir um emprego. Foi muito importante participar do Projovem e me deu mais coragem para seguir estudante e me aperfeiçoando”, relatou o jovem.