PMJP entrega Estação do Livro e academia no Funcionários II

Por - em 46

Os moradores do Funcionários II serão beneficiados com mais dois projetos desenvolvidos pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP): academia ao ar livre e Estação do Livro. Os dois equipamentos sociais foram instalados na Praça Bela e serão inaugurados oficialmente na tarde desta quinta-feira (23), a partir das 17h, pelo prefeito Luciano Agra. Os projetos são executados através da Secretarias de Juventude, Esportes e Recreação (Sejer) e Educação e Cultura (Sedec).

De acordo com Ricardo Prado, secretário adjunto de Esporte, a academia ao ar livre segue um padrão e, por isso, as máquinas instaladas na Praça Bela são as mesmas já existentes em praças no Rangel, Bancários, Bessa, entre outras. São dez equipamentos entre simuladores de corrida, caminhada e cavalgada, rotação vertical, pressão de pernas, esqui, alongador e multi exercitador. O investimento foi de R$ 22 mil.

“O objetivo da prefeitura é incentivar a prática de exercícios físicos diários, estimulando as pessoas, principalmente os idosos, para a prática de hábitos saudáveis. Esta é a sexta academia entregue à população. Outros 14 bairros também serão beneficiados com esse projeto”, garantiu Ricardo Prado.

Na Praça Bela, a Secretaria de Esporte já realiza outro projeto voltado à qualidade de vida. É o ‘Vida Saudável’, onde professores de educação física auxiliam os moradores nos exercícios diários. O acompanhamento das atividades como caminhada e ginástica localizada ocorre nos horários das 5h30 às 8h30 e das 16h às 18h, de segunda à sexta.

Outro projeto que o bairro dos Funcionários II vai receber é a Estação do Livro. Seguindo os padrões dos demais já inauguradas, o espaço terá um acervo de 300 exemplares para empréstimos à comunidade. O local fica aberto das 16h às 20h.

“Esta é a quarta estação entregue pela prefeitura e que vem modificando o hábito da leitura nos bairros, principalmente pelas crianças, que são as que mais visitam o espaço. Agora em outubro, vamos inaugurar outras duas unidades, expandindo assim a cultura e literatura”, informou Marcos Paulo de Farias, coordenador da Biblioteca Municipal. Entre os bairros já contemplados com o projeto estão o Castelo Branco (Praça Nossa Senhora da Paz), Alto do Mateus (Praça das Mangueiras) e Rangel (Praça da Amizade).

A Estação do Livro é uma iniciativa que tem como objetivo difundir a leitura gratuita e de boa qualidade em espaços públicos. O projeto foi iniciado no mês de março e com a doação da população já conseguiu arrecadar cerca de 12 mil exemplares, entre livros didáticos, infantis, profissionais e revistas. Quem quiser colaborar com o projeto, doando exemplares em bom estado, basta procurar os postos de arrecadação, que funcionam no Paço Municipal, Centro Administrativo Municipal (CAM), Sub-prefeitura e Shopping Tambiá.