PMJP entrega mais uma escola reformada e ampliada em 2009

Por - em 36

Uma grande festa marcou a entrega das obras de reforma e ampliação da escola Municipal Zulmira de Novais na manhã desta terça-feira (28). Esta é a décima escola que a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) devolve para a população totalmente recuperada, além de outras oito unidades novas que já foram construídas. Na unidade educacional Zulmira de Novais estão matriculados 1.115 alunos nas turmas do ensino fundamental, do Projovem e também no programa de alfabetização ‘Se Liga’.

O prefeito Ricardo Coutinho explicou que a prefeitura está trabalhando para aliar a qualidade e a eficiência do ensino. “Para essa nova geração é fundamental manter o nível da qualidade do ensino. Com o mercado cada vez mais competitivo é o nosso dever gerar condições para que essas crianças se tornem adultos com mais oportunidades”, ressaltou Ricardo.

Para a diretora da escola, Teresa Lúcia Figueiredo, esse é mais um sonho que se realiza. “Agradeço em nome de todos os professores e alunos. A recuperação da nossa escola era um sonho muito antigo e que foi concretizado através da iniciativa do prefeito Ricardo Coutinho. Não existe educação sem investimento e com o apoio da prefeitura nós vamos consolidar a nossa meta de assegurar a educação para os nossos alunos”, ressaltou.

Com um investimento na ordem de R$ 331.664,00, a escola Zulmira de Novais ganhou um refeitório com cobertura de estrutura metálica e uma nova cozinha, além de quatro salas, reforma geral dos banheiros e construção de mais dois adaptados para deficientes. Também foram recuperadas a quadra de esportes, janelas, portas e foi feita a troca do piso de algumas salas, além da reconstrução de um muro. Uma passarela coberta, que faz a ligação da estrutura antiga com a nova, também foi entregue à comunidade, além seis salas de aula que receberam isolamento térmicos, afim de evitar o calor do sol da tarde.

Escola Luiz Augusto Crispim – Para o mês de maio está prevista a entrega da escola-padrão que homenageia o jornalista Luiz Augusto Crispim. Com ela serão oito novas escolas. A unidade está localizada na Rua Manoel Teotônio dos Santos, Lote 524, no Bairro dos Ipês, ela segue o padrão das demais.
A escola possui dez salas de aula, laboratórios de ciências e informática, biblioteca, auditório, refeitório, coordenação pedagógica, sala de professores, secretaria, arquivo, diretoria, pátio coberto, cozinha e duas baterias de banheiros (uma em cada piso) e uma quadra poliesportiva com 620 metros quadrados. Foram investidos R$ 2.395.987,39. Mais três escolas foram inauguradas este ano: na Comunidade João Paulo II (Funcionários II), Boa Esperança (Cristo Redentor) e Cidade Verde (Mangabeira).

O Programa já beneficiou com a reforma e ampliação, até o momento, as seguintes escolas Frutuoso Barbosa (Ilha do Bispo); Luiz Mendes, Bartolomeu Gusmão, e Américo Falcão (Cristo Redentor); Índio Piragibe e Luiz Vaz de Camões (Mangabeira), Antonia Socorro Machado (Paratibe); Carlos Neves da Franca (José Américo) e Anita Trigueiro do Vale (Altiplano), além de três unidades de Creis: Calula Leite (Bairro Esplanada), Francisco Porto e Margot Trindade (Alto do Mateus).