PMJP entrega mercado reformado e ampliando em Cruz das Armas

Por - em 97

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, inaugurou nesta sexta (17) a reforma e ampliação do Mercado Público Sindolfo Pires, popularmente conhecido como Mercado de Cruz das Armas. Agra fez o descerramento da placa de inauguração ao lado do secretário de Desenvolvimento Urbano, Inácio Machado.

Durante a entrega oficial dos 152 boxes, o prefeito percorreu os corredores do mercado e cumprimentou os comerciantes, que receberam o novo espaço de trabalho sem precisar pagar qualquer tipo de financiamento pelos estabelecimentos. Segundo ele, os novos boxes seguem o padrão exigido pelas normas de higiene. “Estamos entregando aos feirantes e à população um mercado não só reestruturado, mas também restaurado, para preservar a história deste prédio e de todo o bairro de Cruz das Armas”, disse.

Os feirantes terão de pagar apenas pelo consumo de água e energia de seus boxes, sem qualquer outro tipo de ônus pela utilização do local.

Demanda – A obra de reforma e ampliação da capacidade do Mercado de Cruz das Armas foi executada com investimentos de R$ 3,2 milhões, provenientes de recursos próprios da PMJP.

O trabalho era uma reivindicação antiga dos moradores do bairro, como a aposentada Tereza da Silva Borges, que tem 64 anos e frequenta o mercado diariamente. “É muito bom ver esse mercado restaurado, limpo e organizado. Venho aqui todos os dias e sei como este espaço precisava de mudança. Se comprar fruta e verdura fresquinhas já é bom, num lugar assim é melhor ainda”, disse.

A comerciante Maria Damiana Silveira, 50 anos, que vende frutas num box do mercado, também tem motivos para comemorar. De acordo com ela, desde que as alas foram sendo reformadas e sendo entregues aos comerciantes, no início de junho, as vendas dobraram. “Com o dinheiro extra, consegui comprar um carro zero quilômetro”, contou, entusiasmada.

O secretário de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Inácio Machado, ressaltou a importância do espaço renovado para melhorar a economia no bairro de Cruz das Armas. Conforme ele, os comerciantes foram beneficiados com a ampliação da capacidade do mercado e a população ganhou um espaço mais higiênico e organizado para garantir o abastecimento alimentar. “Todos ganham em qualidade de vida e geração de renda”, destacou.

Estrutura e acessibilidade – Além dos 152 boxes, o mercado modelo conta com um auditório com capacidade para 50 pessoas, estação digital e duas baterias de banheiros, que foram instaladas para atender aos comerciantes e ao público consumidor. O equipamento também conta com diversas rampas, corrimãos e barras de segurança, para facilitar o acesso a pessoas com redução de mobilidade ou deficiência.

Clique no link para ouvir audio com o prefeito