PMJP entrega moradias aos desabrigados das chuvas

Por - em 59

O Prefeito Ricardo Coutinho (PSB) entregou mais 13 casas na manhã desta terça-feira (3) no loteamento Colinas do Sul. As famílias residiam na comunidade Maria de Nazaré, no bairro do Grotão, e tiveram as casas destruídas pelas chuvas no ano passado. Até o final deste mês, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai entregar mais 48 moradias para outras famílias que também perderam suas casas no último inverno.

As casas construídas em local de risco, com materiais precários e que foram destruídas, deram lugar a moradias seguras e planejadas. Todas as casas possuem dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço, além de estarem localizadas em uma área cercada de equipamentos sociais, como escola, Unidade de Saúde da Família (USF), Centro de Referência da Educação Infantil (Crei) e em, breve, uma praça. O investimento foi de R$ 130 mil.

As construções fazem parte do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), realizado em parceria com o Governo Federal e que já recuperou ou construiu cerca de 2 mil moradias na cidade. Segundo a Secretária Municipal de Habitação (Semhab), Emília Correia Lima, outras 1,1 mil já estão licitadas, prontas para começarem a ser edificadas.

Prioridade – Ricardo Coutinho lembrou que a habitação vem sendo uma meta da administração municipal, que já entregou, em pouco mais de quatro anos, quase 4 mil casas. Ele disse que a prioridade vem sendo as famílias que residem em áreas de risco da cidade, a exemplo dos moradores da comunidade Maria de Nazaré.

As famílias que moram na comunidade Saturnino de Brito, conforme informou o prefeito, também serão beneficiadas com o programa, além daquelas que residem próximas as áreas ribeirinhas, que serão atendidas através do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC). “O que estamos fazendo não é favor do governo, mas sim obrigação. Estamos direcionando as ações para os espaços da cidade que não eram lembrados”, ressaltou.

Na atual gestão municipal, já foram construídas e entregues 3.979 casas. No final deste mês, a Secretaria de Habitação vai entregar 48 apartamentos no bairro de Mangabeira II. O imóvel fica localizado na Rua João Francisco Alves, bem próximo à Praça do Coqueiral. As famílias beneficiadas moravam de forma precária em barracas nos acampamentos urbanos espalhados pela cidade.