PMJP entrega novas ambulâncias e implanta serviço pioneiro na Capital

Por - em 80

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) implanta na Capital nesta segunda-feira (23), o primeiro serviço de transporte sanitário no Estado, com a entrega de cinco novas ambulâncias inter-hospitalares. A atividade será na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, no bairro de Manaíra, a partir das 16h, e vai beneficiar usuários dos serviços de saúde do município que estejam restritos a sua residência e não tenham condições físicas de se transportarem em veículos convencionais.

A secretária municipal de Saúde, Roseana Meira, assinalou a importância do serviço.  “O serviço de transporte eletivo será regulado e o usuário que precisar do atendimento deverá ser encaminhado à regulação pela USF em que está cadastrado. O transporte eletivo auxiliará pacientes com alguma dificuldade de locomoção, como idosos lesionados ou mulheres com gravidez de risco”, explicou a secretária.

De acordo com Cláudio Teixeira, coordenador geral do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) João Pessoa, o transporte sanitário significa para Capital um avanço sob a perspectiva do cuidado com a saúde da população. “João Pessoa avança na construção de uma rede de cuidados progressivos e o transporte sanitário vai ajudar as equipes de saúde da família a dar suporte aos usuários restritos em domicílio que precisam ser transportados através de ambulâncias para realização de ações nos demais serviços de saúde”, afirmou.

Suporte – No transporte sanitário as cinco ambulâncias, uma referenciada para cada distrito sanitário da Capital, vão dar suporte às Unidades de Saúde da Família para levar usuários acamados que precisam realizar exames especializados. “Todos os procedimentos que o usuário precise ser transportado e estiver acamado, poderá ser feito utilizando transporte sanitário”, explica.

Na oportunidade também serão entregues quatro novas ambulâncias para compor o transporte inter-hospitalar. “O transporte inter-hospitalar vai fazer as transferências entre as unidades hospitalares de João pessoa, aumentando o tempo de resposta rápida para o paciente. Isso vai fazer com que o transporte seja feito no menor tempo possível, garantindo um atendimento de melhor qualidade”, enfatizou.

“Com isso João Pessoa inaugura também a central de regulação de ambulâncias. Essa regulação é feita pelo Samu e abrangerá todas as unidades hospitalares do município. Além das quatro entregues nesta quinta (19), há uma outra ambulância de suporte avançado da rede e isso servirá para conferir uma maior agilidade nos diversos serviços de saúde”, declarou o coordenador.