PMJP entrega ônibus adaptados à população nesta terça-feira

Por - em 45

A população de João Pessoa receberá nesta terça-feira (22) 16 ônibus adaptados para atender aos portadores de necessidades especiais e garantir melhor acessibilidade a todas as pessoas. A entrega dos novos coletivos será feita pelo prefeito Ricardo Coutinho a partir das 10h, durante atividade realizada no anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena. O evento de entrega dos novos veículos, promovido pela Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans), contará com serviços diversos, como cadastramento para receber o ‘Passe Legal’, além de ações de educação para o trânsito e transporte.

Com a entrega dos novos veículos, a frota de João Pessoa passa a contar com 58 ônibus acessíveis. Todos os veículos que serão entregues possuem elevador que dá acesso com mais facilidade aos cadeirantes. Os veículos são zero quilômetro, têm novo design e motorização eletrônica que causa menos poluição ao meio ambiente.

Além dos elevadores, todos os veículos possuem itens que melhoram a acessibilidade. A porta é mais larga, mede um metro e 10 centímetros, enquanto as dos ônibus convencionais medem 90 centímetros. As cadeiras também são mais largas, destinadas a gestantes e obesos. Os veículos possuem ainda corrimões especiais para deficientes visuais e sinal de parada com escrita em Braile. Os ônibus já vêm equipados de fábrica com um dispositivo que só possibilita a partida após o completo fechamento das portas.

A entrega dos novos veículos faz parte do programa de melhoria contínua do sistema, acordado entre as empresas responsáveis pelo transporte urbano e a Prefeitura. Com a entrega desses 16 veículos, é cumprido o termo de compromisso assinado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). Para 2010, está previsto no termo de compromisso, assim como ocorreu este ano, a incorporação de 70 novos veículos.

“Hoje João Pessoa possui a frota mais nova de ônibus entre 18 capitais brasileiras e o Distrito Federal. A média de idade dos coletivos da capital paraibana é de 3,8 anos, ficando abaixo da média nacional que é de 5,5 anos. Isso ainda sem contabilizar esses novos ônibus que foram incorporados. Mas, como nossa missão é prestar um serviço cada vez melhor à população, vamos continuar trabalhando por melhorias”, comentou a superintendente da STTrans, Laura Farias.

Ação Educativa – A equipe de Educação para o Trânsito e Transporte da STTrans também participará do evento. Os bonecos Linda, Verde, Clara e o Agente de Trânsito encenarão um texto especial, onde abordarão a importância do transporte púbico para a população, cidade e meio ambiente. Durante a peça, os fantoches ainda darão dicas sobre a forma correta de utilizar os ônibus e o que deve ser feito para preservar esses veículos que são utilizados pela coletividade.

Os técnicos em educação também farão a distribuição de material educativo e desenvolverão outras atividades lúdico-educativas para crianças, como a pintura dos rostos dos pequeninos com placas de trânsito, atividades de travessia da faixa de pedestre, entre outras ações.

Serviços – Além de conhecer os novos veículos, as pessoas que forem até o anel interno da Lagoa terão acesso a alguns serviços, entre eles o cadastramento para receber o ‘Passe Legal’, cartão que substituiu o vale-transporte impresso e permite que os usuários do transporte coletivo tenham acesso ao sistema de integração. Em uma tenda, servidores da STTrans farão o cadastramento das pessoas que ainda não possuem o cartão.

Em outra tenda, que também estará montada no local, a população terá acesso a serviços oferecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a exemplo de aferição de pressão arterial, teste de glicemia, distribuição de preservativos, além de entrega de material educativo e orientação de profissionais de saúde sobre temas diversos.