PMJP entrega para moradores de Mangabeira novo terminal

Por - em 15

Moradores do bairro de Mangabeira agora contam com o novo terminal de ônibus do bairro no Loteamento Patrícia Tomás. O equipamento irá receber quatro linhas de ônibus, que farão 284 viagens diárias, beneficiando também o Conjunto da Associação dos Policiais Civis e Cidade Verde. O prefeito Luciano Agra participou do evento juntamente com a secretária de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), Laura Farias.

“Este é mais um benefício entregue aos moradores dessa área do bairro de Mangabeira, em uma parceria com as empresas de ônibus coletivos da capital. Uma região que antes era mal assistida em termos de serviços e que nos últimos anos vem recebendo uma atenção especial por parte do governo municipal. E não vamos parar por aí. A Prefeitura continuará investindo em novas obras para a região e também em melhorias para o transporte público”, frisou Luciano Agra, após a benção do Arcebispo Dom Aldo Pagotto ao novo equipamento.

O novo terminal do loteamento em Mangabeira é o 46º implementado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa em bairros da cidade nos últimos seis anos. No total, 29 ônibus irão circular no local, das linhas 302, 514 e 209, da Empresa Transnacional, e 5603 da Empresa Reunidas. “Este é um tempo de comemorar. Os empresários do setor estão atentos às parcerias com a Prefeitura de João Pessoa para melhorias nos transportes coletivos da capital, que atualmente têm 82% de aprovação da população segundo o instituto de pesquisas Braskmarket”, destacou o diretor da Associação das Empresas de Transportes Coletivos (AETC-JP), Mário Tourinho.

O novo terminal é resultado de um Termo de Compromisso (TC) assinado entre a STTrans e as empresas de ônibus urbanos. O local está equipado com paradas cobertas e com rampas e uma bateria de banheiros, um deles adaptado para os usuários cadeirantes. Por trás do terminal, dois pequenos campos de futebol e vôlei também foram criados pelas empresas de transportes coletivos para uso por parte da PMJP e da comunidade.

A chefe de Divisão de Coletivos da STTrans, Ângela Monteiro, explica que o espaço era uma reivindicação antiga das comunidades do bairro, mas só depois das melhorias executadas pela PMJP nas ruas próximas, onde circulam os ônibus, é que a implantação do terminal foi possível. “Agora está bem melhor; vamos ter mais conforto e segurança”, comentou a professora Sueli de Oliveira.

Atualmente, a frota de ônibus de João Pessoa conta com 440 ônibus, 130 deles já adaptados. Para este ano, a frota será renovado com novos 50 veículos, todos também com acessibilidade.

A inauguração do terminal contou ainda com as presenças de secretários do governo municipal e diretores da STTrans; do diretor da Empresa Transnacional e Reunidas, Alberto Nascimento; delegados do Orçamento Democrático e lideranças comunitárias.