PMJP entrega reurbanização de praça do Conjunto Vieira Diniz

Por - em 20

No mês de aniversário da cidade de João Pessoa, os moradores do Conjunto Vieira Diniz comemoram a reurbanização da Praça Maria Bronzeado. A praça será entregue à população nesta sexta–feira (20), às 17h, dentro do ciclo de inaugurações realizado pelo Governo Municipal em alusão aos 425 anos da Capital. Os mais animados com a nova cara do antigo espaço de lazer são as crianças, alunas da Escola Municipal João Monteiro da Franca, colada à praça.

A obra faz parte do Programa de Recuperação de Praças da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), desenvolvido pelas Secretarias de Planejamento (Seplan), do Desenvolvimento Urbano (Sedurb) e executado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). Nesse espaço foi investido aproximadamente R$ 50 mil.

A pequena praça está mais bonita e agora tem a sua área melhor aproveitada com a construção de uma quadra de esportes e a colocação de brinquedos, além de novos bancos e mesas de jogos. Diariamente as crianças e adultos do bairro desfrutam do espaço onde as pessoas podem se encontrar, seja para a prática de esporte, lazer, cultura ou simplesmente para passear e conversar.

A praça é localizada num ponto estratégico do bairro, na Avenida Maria José Miranda do Amaral, principal rua do bairro, ao lado de uma escola municipal e do Posto da Saúde da Família, além da Associação dos Moradores do Conjunto Vieira Diniz, que funciona na própria praça. Daiane e Jéssica, estudantes da 3ª série, se mostram entusiasmadas com a reurbanização da Praça Maria Bronzeado. “Está muito bonita e é muito bom pra gente brincar na hora do intervalo”, disse Daiane. Os alunos utilizam o espaço da praça pra as aulas de Educação Física.

Paisagismo – Segundo Fernando Caetano, Chefe da Divisão de Paisagismo, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, será colocada grama em aproximadamente 600 m², além do plantio de várias espécies como Pata de Vaca, Aroeira, Ipê amarelo, coqueiros, papoulas, palmeiras, entre outros.

“Quando a prefeitura faz o projeto de reurbanização, procuramos chegar à execução de ideias que aproveitem todos os espaços, pensando na diversão e no bem estar de todos que venham a frequentar o local”, explicou João Azevedo, secretário de Infraestrutura.

A recuperação das praças inclui toda a parte de manutenção da iluminação ornamental; calçadas, meio fio, canteiros, bancos, lixeiras, quadras de esportes, pintura, pavimentação, drenagem, além de demolição de alvenaria e perfuração de poços de água e a construção e instalação de novos equipamentos. O projeto de restauração inclui também a parte de paisagismo executado pela Sedurb.

Atualmente o Programa de Recuperação de Praças da Prefeitura está sendo executado na Praça Jardim Oceania (Jardim Oceania), Praça Sílvio Porto (Manaíra), Praça Maestro Joaquim (Tambauzinho), além do canteiro central de Cruz das Armas e da Praça do Terminal de Ônibus do Bairro dos Ipês. A prefeitura também está construindo mais três praças-padrão nos bairros de Padre Zé, Costa e Silva e Cidade Verde, em Mangabeira.