PMJP entregará 2 mil moradias pelo Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’

Por - em 44

O prefeito de João Pessoa, Luciano Agra, recebeu nesta sexta-feira (13) representantes de oito movimentos em prol de moradias. A reunião aconteceu para discutir os critérios de contemplação de casas por meio do Programa Habitacional Minha Casa Minha Vida. Funcionários da Secretaria Municipal de Habitação também participaram da reunião.

Diante de várias dúvidas do pessoal que luta por moradias, o prefeito esclareceu que a prefeitura está receptiva aos movimentos, que não vai quebrar nenhum acordo realizado anteriormente e que vai seguir os critérios estabelecidos pelo Governo Federal para a contemplação das famílias pelo Minha Casa Minha Vida.

Segundo o secretário de Habitação, José Guilherme, até o final deste ano, duas mil casas serão entregues pelo Programa Minha Casa Minha Vida – outras mil serão entregues em 2012. “Além disso, estamos em negociação com a Caixa para que sejam feitas ainda mais unidades habitacionais”, disse.

José Guilherme disse ainda que na quarta-feira (18) será realizada uma nova reunião com os representantes dos movimentos em prol de moradia para apresentar-lhes os critérios de distribuição das casas e rever os cadastros entregues à prefeitura pelos movimentos.

De acordo com Gildemar Santos, secretário adjunto de Habitação, os critérios propostos pela PMJP para a seleção de famílias a serem preferencialmente contempladas seguem cinco regras (duas nacionais e uma local). São elas: famílias em áreas de risco ou insalubres; mulheres responsáveis pelo domicílio (esses dois são os critérios nacionais); famílias que moram de aluguel ou coabitação familiar; famílias residentes nas proximidades do empreendimento; e trabalhadores dos equipamentos sociais nas proximidades dos empreendimentos.

Estiveram representados na reunião os seguintes movimentos: União Nacional de Moradia Popular, Movimento pelos Direitos da Moradia, Movimento pela Moradia, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Associação de Inclusão Social, Movimento de Moradia de Interesse Social, Confederação Nacional da Associação de Moradores e Federação Paraibana de Associações Comunitárias.