PMJP envia representante para seminário promovido pelo MEC

Por - em 51

O Ministério da Educação (MEC) realiza nos próximos dias 18 (terça-feira) e 21(sexta-feira), em Brasília, um seminário com as participações de 405 coordenadores municipais do programa “Mais Educação”. A Prefeitura de João Pessoa (PMJP) vai estar representada no evento pelo coordenador do programa, Alberto Araújo. O principal objetivo do evento, de acordo com o Ministério da Educação, é o de aprofundar e fortalecer a política pública de educação integral. Também está prevista ainda uma abordagem sobre a formação dos educadores; gestão e financiamento; direitos humanos das pessoas com deficiências dentro do currículo da Educação Integral.

O coordenador do programa na Capital, Alberto Araújo, diz que é muito importante a realização de eventos como que vai acontecer na próxima semana em Brasília. “Há uma troca de experiência que possibilita uma renovação sistemática no que tange as políticas públicas pedagógicas voltadas para o atendimento total dentro da educação integral aos estudantes brasileiros”, explica.

O programa “Mais Educação”, basicamente, é a ampliação do espaço e do tempo de permanência dos alunos na escola, ativando e revitalizando o turno oposto ao horário formal de aulas por meio de atividades que promovem a interdisciplinaridade através de oficinas pedagógicas. Em João Pessoa o programa contempla 82 escolas municipais, beneficiando cerca de 9 mil alunos. É intenção da Secretara de Educação e Cultura (Sedec) ampliar até 2012 para todas as 92 escolas da Capital.

Nacional – O “Mais Educação” existe desde 2008 como política de educação integral pública. O programa é desenvolvido em áreas de risco social e regiões metropolitanas, e a cada ano agrega mais alunos e mais escolas. Em 2010, o Mais Educação habilitou 10.042 escolas, sendo 9.907 do ensino fundamental e 135 do ensino médio. Esse conjunto de escolas deve atender 2,1 milhões de alunos. O investimento do governo federal será de R$ 382 milhões.