PMJP espera reunir 30 mil crianças no ‘Dia de Brincar’

Por - em 31

Mais de 30 mil crianças deverão participar da terceira edição do ‘Dia de Brincar’, que acontece no próximo domingo (12), quando se comemora em todo o Brasil o ‘Dia das Crianças’. A ação é uma iniciativa da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) e, este ano, será realizada na Avenida Duarte da Silveira, localizada no Centro da Capital. Os preparativos da festa já estão na reta final. Além dos brinquedos e brincadeiras, serão montadas 11 tendas, denominadas de estações, com diversas atividades lúdicas e pedagógicas inteiramente gratuitas.

As crianças poderão participar da Estação de Atividades Recreativas Infantis e Estação de Brinquedos, composta brincadeiras em escorrego, gangorras e piscinas de bolas; da Estação de Xadrez e Jogos, onde a coordenação do Programa Xadrez na Escola estará ensinando crianças a jogarem xadrez, damas, dominó, quebra-cabeça e jogos de memória.

Os programas Ciranda Curricular e Escola Aberta estarão integrando também uma dessas estações e oferecendo oficinas de maquiagem, dança, música e percussão. Na Estação do Cordel serão realizadas oficinas de xilogravura e exposição de cordéis dos mais diversos autores.

Para as crianças que gostam de desenhar, brincar de modelagem, colagem e quiserem participar de oficinas de leitura estará disponível a Estação de Atividades Lúdicas e Pedagógicas.

Educação para o trânsito – O trânsito também será tema de brincadeiras no ‘Dia de Brincar’. Na Estação de Educação para o Trânsito os monitores realizarão orientações para um trânsito seguro por meio de várias atividades lúdicas.

Durante toda a tarde do ‘Dia de Brincar’ haverá também apresentações de bandas marciais das escolas municipais Zulmira de Novais, Luiz Vaz de Camões, Severino Patrício, Castro Alves, Fenelon Câmara, Anísio Teixeira, Santos Dumont e Augusto dos Anjos.

Três estandes serão disponibilizados para a Educação Biocêntrica. As Estações da Educação Biocêntrica estarão realizando várias atividades durante todo o dia, tendo como foco a vivência desse tipo de atividade pedagógica, já vivenciada na rede municipal de ensino.

Todas as atividades realizadas nas 11 estações disponíveis na Avenida Duarte da Silveira serão supervisionadas por educadores e monitores da Sedec, que já atuam e realizam ações semelhantes diariamente nas escolas e Centros de Referência em Educação e Infantil (Crei’s) da rede de ensino do município.