PMJP faz grande festa para crianças no Dia de Brincar

Por - em 27

Um mar de gente e alegria tomou conta do anel interno da Lagoa no último domingo (10). Estima-se que pelo menos 30 mil pessoas, em sua maioria crianças e adolescentes, participaram do Dia de Brincar promovido pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP) para comemorar o Dia das Crianças.

Um imenso parque de diversões com acesso gratuito a todos os brinquedos, além de shows, apresentações circenses, atividades educativas, sorteios de brindes e distribuição de lanches formaram o cenário da festa, coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com apoio da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e demais secretarias e órgãos municipais.

Setenta e seis brinquedos, entre futebol de sabão, camas-elásticas, pula-pulas, tobogãs e piscinas de bolas divertiram a criançada.Já nas estações, a meninada curtiu diversas atividades como: brincadeiras populares, pintura de rosto (Ciranda Curricular), jogos pedagógicos, xadrez, jogos de competição, dança, maquiagem, teatro de bonecos, educação para o trânsito, quebra cabeça, jogo da memória, desenho e pintura, contação de histórias e tenda da leitura.

Segundo o prefeito Luciano Agra, o Dia de Brincar é uma festa inclusiva, que converge muitas ações e programas da Prefeitura. “Temos uma prioridade como política de governo de desenvolver e melhorar cada vez mais a situação das crianças e adolescentes da cidade e da população em geral. O Dia de Brincar é uma festa popular e democrática, que não tem nenhuma restrição para quem quer que seja, que enaltece a criança em todos os sentidos, no seu desenvolvimento pedagógico, na sua socialização, no direito de brincar e de conviver com as outras crianças, possibilitando atividades que normalmente ela não teriam acesso. A festa é exatamente para a gente celebrar todo esse esforço que temos feito e ao mesmo tempo patrocinar alegria, bem estar, cultura, diversão e prêmios”.

Espetáculos – A dupla de palhaços da Agitada Gang, Atchim e Dartcléia, conduziu a festa no palco principal que teve apresentações dos Backyardigans, A Turma do Cocoricó e dos cantores Arnaldo Antunes (ex-Titã) e Edgard Scandurra (Ira), que lançaram o DVD Pequeno Cidadão. No circo montado na área, a animação ficou por conta do mágico Fernandes, entre outras atrações circenses e culturais. Trinta e seis bicicletas e DVD’s, quinhentas bolas, cinquenta bonecas e carros, quatro mil pares de tênis e mil e duzentos pares de sandálias, além de muitas guloseimas foram doados pelo Instituto Alpargatas, Armazém Paraíba e Unimed João Pessoa para serem distribuídos com as crianças.

Parceria – O diretor executivo do Instituto Alpargatas, Berivaldo Araújo, explicou que a participação da instituição no Dia de Brincar é a continuação de uma parceria que já acontece há cinco anos com a Prefeitura de João Pessoa, através da Sedes, visando proporcionar uma melhor qualidade de vida para as crianças de adolescentes atendidos pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). “Apoiamos tecnicamente, todos os 27 núcleos do Programa, onde entregamos material didático- pedagógico, quites esportivos e também capacitando professores e educadores, com o intuito de fortalecer essa ação. O objetivo é que participando do Peti no contra-turno da escolas, essas crianças reforcem suas notas e melhorem seu desempenho escolar, diminuindo a evasão e evitando a violência”, destacou.

Inclusão – O Centro Municipal de Referência para Inclusão de Pessoas com Deficiência (CMRIPD) também montou sua tenda em frente ao palco para que as pessoas com deficiência participassem de toda a festa, com conforto e segurança. Essa foi a primeira vez Carmezita Soares de Oliveira, moradora do Rangel, trouxe a filha Thalita (16) que tem deficiência mental para o Dia de Brincar. “Tinha medo de expô-la a tumulto e ao sol. Mas aqui na tenda, ela está protegida, já tomou água, refrigerante e por mais que não consiga falar vejo que ela está adorando”, acrescentou a mãe que participou do evento com o marido e os outros três filhos.

Já Lindoelma da Silva (12), moradora do Alto do Mateus e aluna da Escola Municipal Luiza Lima Lobo, participou pela segunda vez da festa juntamente com mais onze pessoas de sua família. “Viemos no ônibus de graça e aqui já ganhamos tênis, bola, tomamos picolé e água, além de brincar nos parques”. Participando pela terceira vez do Dia de Brincar com os filhos gêmeos Willian e Wallace (8), Maria Cristina, moradora de Mangabeira, deu uma pausa na brincadeira dos meninos para aproveitar e cortar os cabelos deles. “Eles gostaram, mas querem logo voltar para brincar”. Aos 9 anos, Júlia Batista, participou pela segunda vez do Dia de Brincar e estava feliz da vida com a flor e a borboleta que pitaram no seu rostinho. “Ainda quero brincar no pula-pula e no escorrega gigante”, disse.

Tranquilidade – Uma equipe com cerca de 1.000 funcionários da PMJP trabalharam durante toda a preparação da festa e no dia do evento para que tudo saísse conforme o planejado. Nenhuma ocorrência foi registrada pela Guarda Municipal, Polícia Militar e equipe do Samu, que disponibilizou três ambulâncias e sete motolâncias durante todo o evento para alguma eventualidade. Os Conselheiros Tutelares também estiveram presentes durante toda a festa. “Realizamos um trabalho educativo para que as pessoas conheçam um pouco mais o papel dos Conselhos Tutelares no atendimento das crianças e adolescentes”, explicou Roberto Lira, conselheiro tutelar da região Praia.

Uma parceria entre a Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) e as empresas de transportes públicos disponibilizou 50 ônibus especiais em vários bairros da Capital, para o transporte gratuito das famílias até o local da festa. Coube à STTrans também o controle do trânsito, orientando motoristas e pedestres desde a interdição do tráfego para a preparação do evento, até a sua liberação ao término da festa.