Manutenção de cinco canais para melhorar escoamento da água

Por - em 47

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está fazendo a manutenção dos canais do bairro do Bessa e Jardim Oceania.  Nesta semana a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) está finalizando o desassoreamento do canal do Retão de Manaíra e vai levar a ação para mais quatro canais, sendo o próximo, o que corta a área do Shopping do Automóvel e da Igreja Batista de Manaíra.

De acordo com Noé Estrela, diretor do Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos,Varrição e Coleta (Devac) da Emlur, o trabalho é necessário para o devido escoamento da água e a prevenção da proliferação do mosquito da dengue, que pode ocorrer com o crescimento da vegetação no canal.

“A equipe está fazendo um trabalho externo e interno no canal de forma manual e mecanizada. Temos máquinas limpando o fundo do leito do canal, retirando a vegetação para que a água possa escoar normalmente, e retirando o lixo que, infelizmente, a população deposita no canal”, diz Noé Estrela.

O trabalho no local começou na última quarta-feira (6) e deve terminar amanhã (12), com o direcionamento da equipe para o canal localizado por baixo do Shopping do Automóvel e da Igreja Batista de Manaíra. “Nosso trabalho é contínuo. Na parte do Bessa nossa atenção é para os canais, mas no restante da cidade fazemos este trabalho nos rios, como Jaguaribe, Cuiá, Cabelo, Laranjeiras e Riachinho”, destaca Noé Estrela.

A equipe que desempenha este trabalho é composta por 24 pessoas e já realizou o serviço também nas comunidades apontadas como área de risco em João Pessoa, como o Bairro São José, e a comunidade São Rafael, com limpeza das encostas.

Conforme o diretor do Devac, a ação se faz importante principalmente no período de chuvas. “Todas as áreas serão visitadas pela Emlur em até seis meses, para um trabalho de manutenção periódica”, frisa ele.