PMJP faz ‘Mutirão da Limpeza’ em dez bairros de João Pessoa

Por - em 35

Dez bairros da Capital estão incluídos na programação de limpeza semanal desenvolvida pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur). Nessas ações são feitos serviços de varrição, roço, capinagem, pintura do meio-fio e limpeza de terrenos públicos, além de orientações à população quanto ao acondicionamento correto do lixo.

A Emlur está realizando mutirões de limpeza na avenida Ranieri Mazille, no Cristo Redentor, bairros do Rangel, Castelo Branco, José Américo, Geisel e Água Fria, Bessa (Aeroclube); próximo à Comunidade São Luiz; na Ilha do Bispo está sendo feita a pintura dos meios-fios; a equipe especializada está fazendo a manutenção do Mercado de Jaguaribe e a equipe da roçadeira está trabalhando nos Alto do Mateus.

Cerca de 200 agentes de limpeza estão trabalhando nessas ações específicas. No mês que comemora seu aniversário, o bairro do Jardim Planalto recebeu atenção especial por parte da Emlur esta semana. O mutirão de limpeza começou na terça-feira (14) e foi concluído nesta quarta-feira (15).

As visitas educativas à população são realizadas pela equipe de educadores ambientais e fiscais. Esta semana, foram visitadas residências em Mangabeira IV e nesta quinta-feira (16) o grupo percorreu a Comunidade do Citex, no conjunto Ernesto Geisel. Ao mesmo tempo em que é feita a limpeza dos espaços públicos, os educadores ambientais visitam as casas do bairro e entregam panfletos educativos e passam orientações sobre o correto acondicionamento e descarte do lixo doméstico.

Além do trabalho de varrição, capinagem, roço e das visitas educativas aos moradores, os terrenos públicos da região também estão recebendo a atenção dos agentes de limpeza da Emlur.

Atendimento – Este mutirão de limpeza é feito semanalmente pela Emlur em bairros e tem o objetivo manter ruas e avenidas sempre limpas. A população também contribui para expansão da ação ligando e solicitando os serviços através do Serviço de Atendimento ou através de ofícios encaminhados a superintendência.

Os pedidos que chegam à Emlur são encaixados dentro da programação semanal feita pelo Departamento de Remoção de Resíduos Sólidos, Varrição e Coleta (Devac). Até junho deste ano, 60 bairros foram atendidos com o mutirão de limpeza.

O trabalho tem a intenção de conscientizar o cidadão da importância de sua participação na limpeza e manutenção da beleza da cidade. Apesar dos esforços do poder público, a população também deve colaborar ficando atenta aos horários de coleta de resíduos em sua região, evitando jogar lixo na rua e em terrenos baldios.

Coleta em toda cidade – A Emlur realiza a coleta de lixo domiciliar regularmente e de forma eficaz em todos os bairros da Capital, por meio da empresas terceirizadas. Trinta e duas comunidades de difícil acesso, onde o caminhão coletor não entra, são atendidas pela coleta alternativa, com a participação de um agente de limpeza da própria área, que recolhe todos os dias o lixo das residências e deposita em um local específico para ser coletado pelo veículo.

Alô Limpeza – A Emlur disponibiliza o SAC – Serviço de Atendimento ao Cidadão – 0800 083 2425 para a população solicitar informações e emitir sugestões ou reclamações.