PMJP finaliza obra do Anexo da Estação Cabo Branco com entrega prevista para fim do mês

Por - em 341

Anexo da Estação Cabo BrancoA Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está finalizando as obras do prédio que irá compor o complexo da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no bairro do Altiplano. A previsão de entrega das obras é para o próximo mês de junho. Segundo engenheiros da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), aproximadamente 98% da construção está pronta. Atualmente, a obra está na fase de execução do acabamento, com a colocação da vidraçaria e da parte de cabeação.

Os investimentos da construção do anexo são de R$ 18,9 milhões. Os recursos são resultados de convênio entre o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP). O anexo da Estação Cabo Branco conta com uma área construída de 4.573,8 metros quadrados e uma área total, que engloba o lago, estacionamento, acesso e passeios, chega a 36 mil metros quadrados.

Projeto – De acordo com o projeto, a obra do novo espaço possui três etapas: urbanização do entorno com abertura de vias e passeios públicos; drenagem da região e a construção do prédio. O prédio é composto por três pavimentos, onde funcionará a parte administrativa, o setor de exposições ou pavilhão, quatro mini-auditórios para eventos, galeria de exposições e restaurante.

O fiscal de obras da Seinfra, Walter Ribeiro, ressalta que não se pode esquecer de pontuar a sustentabilidade do projeto, pois o prédio contará com sistema de ventilação natural, através de janelões. Também haverá um ambiente climatizado com controle de umidade, o que permitirá receber exposições internacionais. Em torno do prédio também será preservada uma área para ser transformada em bosque, que contará ainda com o plantio de novas espécies nativas.

Galeria de artes – O novo prédio irá ter como principal foco as exposições de artes. De acordo com a diretora geral da Estação Cabo Branco, Mariane Góes, a inauguração do predito colocará João Pessoa, definitivamente, na rota das grandes exposições nacionais e internacionais. “Nós já realizamos algumas exposições bem importantes no prédio que já está em funcionamento, mas havia algumas restrições. Com o novo prédio, atenderemos todas as especificações técnicas para abrigarmos grandes exposições”, disse.

A direção da Estação Cabo Branco já discute a programação inaugural do prédio e promete uma diversidade de opções artísticas. “Já para abrirmos o prédio, pensamos em nomes de expressão mundial nas artes. A população de João Pessoa estava carente de ter um espaço como este que abrigará as mais diversas expressões artísticas”, afirmou Mariane.