Prefeitura finaliza preparativos para desfile cívico de 7 de setembro

Por - em 55

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) finalizou todos os preparativos para a realização do desfile cívico de 7 de setembro, que terá a presença do prefeito Luciano Agra. A Superintendência de Transporte e Trânsito (STTrans) elaborou um esquema especial para a disciplina do tráfego e  a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) já fez a varrição de todas as ruas do entorno do desfile. A segurança será feita pela Tropa Federal e pela Polícia Militar e o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) vai montar três postos de saúde.

A partir das 5h da manhã desta quarta-feira (7) a STTrans bloqueia as primeiras ruas no entorno do desfile, que compreende o trecho que inclui Praça da Independência, Avenida Beira Rio, Mercado Central e Parque Solon de Lucena. Já as ruas que cruzam essas avenidas serão interditadas a partir das 6h, além de outras vias paralelas, a exemplo da Francisca Moura, Camilo de Holanda, Princesa Isabel e Bento da Gama.

De acordo com o diretor de operações da Emlur, Francisco Lucas, estas vias já receberam os serviços das equipes de limpeza, que desenvolveram um trabalho de varrição e coleta nos últimos 15 dias, não só no Centro da cidade, mas nos bairros onde têm acontecido os desfiles cívicos desde a semana passada.

O desfile começa na Avenida Getúlio Vargas, passando pela Avenida Duarte da Silveira, onde vai ser instalado o palanque das autoridades, e será encerrado na Rua Clemente Rosas, no bairro da Torre. A STTrans vai mobilizar 115 servidores no local do evento, sendo  72 agentes de trânsito e 35 fiscais de transportes, além da equipe de apoio para disciplinar o tráfego. A orientação é que a população opte chegar ao local do desfile de táxi ou de ônibus, para evitar transtornos e congestionamentos.

O Samu vai participar com três pontos de atendimento. No anel externo do Parque Solon de Lucena e na Praça Pedro Gondim serão instaladas uma ambulância de suporte básico de vida e no estacionamento do Departamento de Estradas e Rodagem (DER) será montada uma unidade de suporte avançado.

Segurança – Haverá 25 pontos de concentração do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) no perímetro de concentração e realização do desfile, que compreende o anel externo da Lagoa, a Avenida João Machado e as proximidades da Rua São Sebastião. Também vão atuar no local a Tropa Federal e a Polícia Militar.

A previsão da STTrans é que a liberação das vias ocorra gradativamente a partir das 12h30, conforme forem passando os últimos blocos dos desfiles. Ao término do evento, a Emlur vai realizar um mutirão da limpeza por todas as ruas percorridas.