PMJP finaliza preparativos para início do ano letivo 2011

Por - em 17

As escolas da rede municipal de ensino estão finalizando os preparativos para o ano letivo 2011, que começa nesta quinta-feira (3). Os professores e supervisores  de escolas estão reunidos desde terça-feira no planejamento pedagógico realizado todos os anos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O objetivo do planejamento, que termina nesta quarta-feira, é realizar discussões sobre os projetos que a unidade de ensino desenvolverá durante o ano.

“Este planejamento pedagógico sempre foi um ponto fundamental das políticas públicas de educação realizadas em João Pessoa e este ano não será diferente. Acreditamos que o processo educacional é dinâmico, e, portanto, as concepções pedagógicas são variáveis, o que demanda sempre uma atualização sócio-pedagógica contínua dos profissionais, enfatizou a secretária da Educação, Ariane Sá.

Dentre os assuntos em questão estão as Diretrizes Curriculares de 2011, que visam atualizar o profissional para o exercício da função docente. A previsão é que mais de 70 mil alunos retornem às suas atividades a partir desta quinta-feira. O ano escolar terá 203 dias letivos divididos em quatro períodos bimestrais, conforme disposições constantes no calendário escolar.

Seminário da EJA – Cerca de 600 professores irão participar do seminário de abertura do ano letivo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que acontecerá nesta quinta (3) e sexta-feira (4) no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Brancos, das 17h30 às 21h. O evento está sendo promovido pela Prefeitura de João Pessoa, por meio da Sedec.

O objetivo é apresentar as diretrizes para 2011 na rede municipal de ensino, bem como instrumentos e orientações para alcançar um melhor desempenho nas práticas educativas e pedagógicas desenvolvidas nessa modalidade de ensino. Cada professor receberá um livro da Conferência Internacional de Educação de Jovens e Adultos (CONFITEA VI), fichas de inscrição com informações do perfil do professor, orientações metodológicas e informações sobre a agenda territorial e o Fórum da EJA.

O primeiro dia será voltado para os professores do primeiro segmento da EJA – que corresponde aos ciclos de alfabetização e ciclos I e II. Na abertura, o secretário adjunto da Sedec, Afonso Scocuglia, irá proferir uma palestra sobre “Aprendizagem, conhecimento e construção curricular em Paulo Freire”. Já no segundo dia, com a mesma programação, participarão professores do segundo segmento – que corresponde aos ciclos III e IV.

A coordenadora Cidilene Andrade destacou a importância do evento para as escolas. “Este seminário será importante por ser um momento de diálogo com os professores na perspectiva de um melhor desenvolvimento das nossas ações pedagógicas nesta modalidade de ensino que requer um planejamento direcionado para a busca de possíveis soluções das problemáticas que envolvem a Educação de Jovens e Adultos”.

Durante o seminário serão discutidas também possíveis soluções para combater a evasão escolar, tais como:

– Acompanhamento sistemático da frequência dos alunos diariamente;

– Criação do Professor Padrinho da Turma, que ficará responsável de acompanhar os alunos de uma determinada turma e planejar junto com os outros padrinhos estratégias de resgate dos alunos ausentes;

– Ações de resgate dos alunos: telefonar, fazer visita domiciliar, envolver os alunos que estão frequentando normalmente para motivar os ausentes a retornarem e organizar eventos na escola envolvendo a comunidade;

– Planejar aulas de campo, proporcionando aos alunos oportunidades de conhecerem e se aproximarem dos espaços educativos de nossa cidade, e descobrirem outros espaços de aprendizagem fora da escola. Ex. Estação Cabo Branco, Espaço Cultural, bibliotecas, museus, Centro Histórico, entre outros;

– Aluno Zero Falta, ação para homenagear com uma medalha o(as) aluno(as) que durante 45 dias não obtiver nenhuma falta.