PMJP finaliza preparativos para início do ano letivo 2012

Por - em 56

As escolas da rede municipal de ensino estão finalizando os preparativos para o ano letivo 2012, que começa na próxima segunda-feira (6). Os professores e supervisores de escolas vão se reunir nesta quinta (2) e sexta-feira (3) para realizar o planejamento pedagógico, orientado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec).

O planejamento tem como objetivo realizar discussões sobre os projetos que a unidade de ensino desenvolverá durante o ano. Dentre os assuntos em questão estão as Diretrizes Curriculares de 2012, que visam atualizar o profissional para o exercício da função docente.

“Este planejamento pedagógico sempre foi um ponto fundamental das políticas públicas de educação realizadas em João Pessoa e este ano não será diferente. Acreditamos que o processo educacional é dinâmico, e, portanto, as concepções pedagógicas são variáveis, o que demanda sempre uma atualização sócio-pedagógica contínua dos profissionais”, enfatizou a secretária da Educação, Ariane Sá.

A previsão é que mais de 60 mil alunos retornem às suas atividades a partir da próxima semana. O ano escolar, que se encerra no dia 17 de dezembro, terá 203 dias letivos divididos em quatro períodos bimestrais, conforme disposições constantes no calendário escolar.

Fardamento – Composto por duas camisas, calça, bermuda, tênis, meias e mochila, o fardamento escolar este ano é personalizado. Cada mochila está lacrada e com o nome direcionado a cada aluno e será entregue no primeiro dia de aula ao pai ou responsável. Este, por sua vez, irá assinar um termo de responsabilidade que o obriga a encaminhar o aluno devidamente fardado para a escola.

A entrega para os alunos novatos será no mês de fevereiro após a escola mandar para a Sedec a planilha contando informações sobre cada estudante para que o kit personalizado possa ser montado.

Kit escolar – No início do ano letivo, dia 6 de fevereiro, cada aluno também receberá o kit escolar que é composto por caderno, lápis, apontador, squeeze, caderno para desenho e caneta. Ainda no primeiro semestre será entregue um outro kit diferenciado para pintura que será utilizado nas aulas de artes.

Brasil Alfabetizado – Cerca de 130 professores, especialistas e técnicos estão participando desde segunda-feira (30) da Formação Inicial de Alfabetizadores e Formadores de Turmas no ano de 2012. O encontro, que segue até sexta-feira (3), está acontecendo na Escola Anayde Beiriz, no Conjunto Cidade Verde, no Bairro das Indústrias.

O programa, que é uma iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Educação, em parceria com a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), beneficiou o ano passado cerca de três mil alunos.

“O alvo da formação, realizada pelo 6º ano, é capacitar e pontencializar os alfabetizadores, visando uma alfabetização libertadora, em que os alfabetizandos sejam os próprios construtores do seu conhecimento. A meta para 2012 é alfabetizar 3.700 alunos”, explicou a coordenadora do programa, Maria do Rosário Bezerra.