PMJP firma acordo para garantir leitos de Pediatria para o HU

Por - em 72

Representantes da Secretaria de Saúde de João Pessoa (SMS) participaram de uma audiência com o Ministério Público para assegurar a manutenção de 32 leitos de pediatria no Hospital Universitário Lauro Wanderley (HU), nos próximos 60 dias, que corresponde o período de 30 de junho a 30 de agosto. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (28).

Alessandro Mello, diretor de regulação da SMS, afirmou que a manutenção dos leitos é importante para garantir o atendimento à população. “Essa ação da PMJP vai garantir que esta parcela da população não seja prejudicada e permaneça recebendo atendimento. Já fazemos algo similar com profissionais de obstetrícia no HU, pela mesma razão de falta de profissionais”, explicou Alessandro, que informou que a SMS vai custear 10 plantões, além de um médico diarista para o HU.

Parceria – Segundo o superintendente do HU, João Batista da Silva, caso não houvesse a intervenção das secretarias Estadual e Municipal de Saúde, que custearão 30 plantões e um profissional médico para o hospital, os leitos de pediatria seriam fechados em decorrência da falta de profissionais.

João Batista destacou que sete pediatras, com a carga de trabalho semanal de 40 horas, se aposentaram e apenas dois profissionais, com a carga horária de 20 horas, foram repostos. “É impossível que os leitos permanecessem abertos desta forma, por isso seriam desativados sem essa parceria”, assinalou. O superintendente ressaltou ainda que já há profissionais concursados para as vagas no hospital e que aguarda apenas a nomeação por parte da Reitoria da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Concurso – Na reunião, a promotora de Defesa dos Direitos da Saúde, Fabiana Lobo da Silva, encaminhou um ofício pedindo à reitoria da UFPB esclarecimentos sobre a nomeação dos pediatras concursados. Na ocasião também foi formalizada a parceria entre o hospital e as duas secretarias de Saúde.