PMJP firma convênio com faculdades da área de Saúde

Por - em 43

O prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho, assinou um convênio que institui parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e instituições privadas de ensino. A assinatura aconteceu na noite desta quinta-feira (3), durante a abertura do o 1º Encontro Integração Ensino, Serviço e Comunidade e a 3ª Oficina da Rede Escola em João Pessoa. Assinaram o convênio o Unipê, a Faculdade de Ciências Médicas, a Faculdade São Vicente de Paula, Materdei e Faculdades Unidas da Paraíba.

A assinatura deste convênio permitirá que os alunos dos cursos da área de saúde destas instituições continuem aprendendo na prática quando fazem estágios nos serviços de saúde do Município de João Pessoa. “É importante que esses profissionais vejam durante a graduação como é na realidade a prática do profissional. Assim, quando se formarem e começarem a atuar nos serviços de saúde, poderão ser profissionais mais completos”, comentou o prefeito de João Pessoa, lembrando que é um profissional da área de saúde, formado em Farmácia e que em tempos anteriores os profissionais não eram formados para trabalhar no Sistema Único de Saúde (SUS), como acontece hoje em João Pessoa, mas sim para serem autônomos.

Ricardo lembrou ainda que em cinco anos a saúde avançou muito. “Temos melhorias estruturais nas Unidades de Saúde da Família, nos Hospitais, em tudo. Quando iniciamos o nosso governo, mais de 90% das reclamações em relação à Prefeitura eram em relação à saúde e essas reclamações eram sobre problemas de prédios mal estruturados, falta de profissionais e insumos. Hoje, de todas as reclamações que a população faz à imprensa, apenas 5% é em relação à saúde e dessas, a maior parte é sobre mau atendimento. O que nos leva a crer, que um convênio como este, para melhorar o profissional, é de muita importância”, comentou.

Parceria – A secretaria de saúde, Roseana Meira, disse que desde o início da gestão, essa parceria da Rede Escola é uma estratégia de construção de diálogos e ações, para a formação dos profissionais de saúde para atuarem no SUS. “Disponibilizamos toda a nossa rede para que os estudantes possam aprender na prática o que é  ser um profissional de saúde”, disse.

Os representantes das universidades particulares elogiaram a iniciativa da PMJP. “É uma honra para o Unipê firmar essa parceria, pois estamos nos associando à ações tão bem conduzidas pela Prefeitura através da secretaria de Saúde”, disse José Loureiro, reitor do Unipe. O representante das Faculdades Unidas da Paraíba, Silvio Furtado, disse que o evento e a parceria firmada são importantes porque darão aos estudantes a oportunidade de aprender mais. Otamar Batista Gama, da FCM disse que essa parceria garantirá no futuro próximo mais qualidade de vida à população.

Durante o evento houve a palestra de Geraldo Cure, representante do Ministério da Saúde e uma apresentação do instituto Helena Holanda. O evento se estende até o sábado, sempre no auditório do Unipê, com palestras e apresentações de trabalhos de estudantes de várias instituições.