PMJP homenageia mulheres que fazem história de João Pessoa

Por - em 42

A Prefeitura de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres, realizará a III versão do Prêmio ‘Mulheres fazendo História, patrimônio da Cidade’. O evento faz parte da programação dos 425 anos da cidade de João Pessoa e acontece no dia 11 de agosto, às 18h, no auditório do Serviço Social da Indústria (SESI), no Centro.

Segundo a secretária de Políticas para as Mulheres, Nézia Gomes, o Prêmio tem o objetivo de homenagear mulheres de diferentes áreas de atuação, que ao longo da sua trajetória pessoal e profissional vem contribuindo para a história da cidade de João Pessoa. “A homenagem é uma forma da Prefeitura de João Pessoa reconhecer a contribuição das mulheres na construção da nossa cidade”, afirmou a secretária.

A premiação é subdividida em nove categorias: Comunicação e Mídia; Cultura e Arte; Educação; Direitos Humanos; Lideranças Populares; Gestão Pública, Justiça e Legislativo; Movimento Feminista, e Trabalho e Saúde. Em cada uma dessas categorias estão sendo homenageadas três mulheres e ainda um grupo de mulheres.

Para a indicação e escolha das homenageadas, a Secretaria de Políticas para as Mulheres criou uma comissão composta pelas Secretarias de Educação, Saúde, Meio Ambiente, e Funjope, além da Coordenadoria de Patrimônio Cultural (Copac) e representações do Movimento de Mulheres, através do Fórum de Mulheres da Paraíba, Rede de Mulheres em Articulação da Paraíba e Marcha Mundial das Mulheres.

As escolhas foram regidas por alguns critérios, como mulheres que constroem uma história de luta pelos direitos humanos, que contribuem para o fortalecimento da cidadania das mulheres e que se destacam em suas áreas de atuação.

Confira a lista das premiadas

1.Cultura e Arte: Soya Lira, Maria dos Mares e Déa Limeira.
2.Comunicação e Mídia: Cristina Lima, Marcela Sintônio e Tatiana Domiciano.
3.Educação: Márcia Lucena, Maria José e Rosa Godói.
4.Saúde: Maria Janilce Magalhães, Joana Darc Morais e Josefa Clarindo.
5.Direitos Humanos: Ana Gusmão, Tatiane Oliveira e Adneuse Targino.
6.Lideranças Populares: Juliana Gomes, Eunice Carneiro e Rejane dos Santos.
7.Gestão Pública, Justiça e Legislativo: Emília Correia, Patrícia Paiva e Cassandra Figueiredo.
8.Movimento Feminista: Valquíria Alencar, Socorro Borges e Terlúcia Silva.
9.Trabalho: Cida Ramos, Maria da Piedade e Helena Serrano.